O Brasil, um dos países mais católicos do mundo, também é um dos que mais adotam nomes bíblicos para os filhos. Nesta lista, é bem provável que você encontre um amigo ou familiar seu e conte o significado depois.
Veja também: Vai ter um menino? Lista revela os 27 nomes masculinos mais bonitos
Os nomes bíblicos são famosos no mundo todo, mesmo com a diferença linguística que traz variações diferentes deles. Eles seguem uma mesma linha histórica e etimológica.
Que tal aprofundarmos no significado destes nomes? Serão cinco nomes distribuídos para homens e mulheres. A probabilidade de você ter alguns deles ou conhecer alguém é altíssima.
1. Gabriel
“Homem de Deus”, “varão de Deus”, “Fortaleza de Deus” ou “Mensageiro de Deus”. Gabriel foi o anjo que comunicou Maria sobre a vinda de seu filho, Jesus Cristo. Também comunicou Daniel sobre a visão que o profeta teve, que referia-se ao fim dos tempos.
2. Miguel
“Quem é como Deus”. É conhecido na bíblia como sendo o Arcanjo Miguel. De origem hebraica, a palavra é formada da junção dos elementos mikaylah, e El, significando “quem é como Deus”.
3. João
Assim como Gabriel, é abundante em significados. João significa “agraciado por Deus”, “Deus é cheio de graça”, “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus Perdoa”. João era um dos doze apóstolos de Jesus. A origem etimológica está presente na língua hebraica e a pronúncia da época era “Yôḥānān”.
4. Lucas
“O que vem da Lucânia”, “lucano”, “iluminado”. Lucânia era uma região geográfica, pertencente à Itália na época, situada no Golfo de Tarento. No entanto, o nome tem origem do grego Loukás, que era um apelido para a palavra original Loukános, que era o nome referente a tudo que era da região da Lucânia.
Lucas foi o evangelista que escreveu o terceiro Evangelho e o livro de Atos dos Apóstolos.
5. Matheus
O último nome da lista masculina. Matheus significa “presente de Deus”, “dom de Deus”, “dom de Javé” e “dádiva de Deus”. Matheus também era era o nome de um dos apóstolos de Jesus Cristo.
6. Maria
Mãe de Jesus Cristo e figura do cristianismo, Maria significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Por ser um nome tão importante, existe todo o cuidado em saber da origem, que ainda não é totalmente definida.
7. Débora
Significa “abelha”, “mulher trabalhadora e esforçada”. Do hebraico, “Deborah”. Débora foi uma juíza e profetisa.
8. Sara
Com belos significados, Sara é um dos nomes mais populares entre as mulheres no Brasil. “princesa”, “senhora” e “dama”. Sua origem se dá no hebraico Sarah, que significa literalmente princesa. A versão original também é adotada no Brasil. Na bíblia, Sara foi esposa de Abraão e mãe de Isaque.
9. Rebeca
Significa “União”, “ligação”, “aquela que une”. Sua origem se dá no hebraico Ribhqah e tem literalmente o mesmo significado do que foi dado. Rebeca aparece na bíblia como a esposa de Isaque e mãe de Jacó e Esaú.
10. Raquel
Por fim, o último da lista. Dentre as atribuições do significado do nome, “ovelha”, “mulher mansa”, “pacífica”. Tem origem do hebraico “Rahel”, palavra que significa ovelha. Raquel foi esposa de Jacó e a filha mais nova de Labão.
Fotos: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock