Afinal de contas, há perigo em aquecer água no micro-ondas?

Apesar de ser usado para praticamente tudo, o micro-ondas esconde alguns segredos de utilização que devem ser seguidos. Um deles envolve a água.



O funcionamento do micro-ondas para aquecimento pode parecer meio confuso visto que, ele se utiliza de ondas eletromagnéticas para se mover rapidamente e causar atrito entre as moléculas de água, resultando no aquecimento da mesma.

Veja também: Papel-filme pode ir no micro-ondas ou tudo não passa de mito?

Estudos sobre como várias temperaturas afetam as propriedades da água confirmaram o que já se supunha, que os micro-ondas podem aquecer a água até que aconteça a ebulição.

Muito embora o ato de ferver a água no micro-ondas possa parecer rápido e muito conveniente, ele esconde alguns perigos que muitas pessoas não se dão conta.

Aquecer água no micro-ondas é permitido?

Permitido sim, aconselhável, não.

Aquecer água no micro-ondas exige alguns cuidados:

  • O recipiente utilizado para esquentar a água deve ser aprovado para esse uso, ou seja, não pode, em hipótese alguma, ser utilizado plástico ou vidro sem a classificação para este fim. E o motivo dessa exigência é simples: muitos plásticos contêm compostos que interrompem os hormônios, como o BPA, podendo contaminar seus alimentos quando aquecidos.
  • Jamais aqueça metal no micro-ondas, pois nesse material os campos elétricos e magnéticos do micro-ondas podem criar corrente elétrica nesses materiais condutores, causando faíscas que podem levar a um incêndio.

Qual o maior perigo de aquecer água no micro-ondas?

Importante destacar que o vapor de calor pode causar queimaduras. Quando aquecida em micro-ondas, a água, mesmo que aparente estabilidade, na verdade esconde o oposto.

A qualquer movimento, por exemplo, uma simples tentativa como colocar um sachê de chá, pode fazer o líquido pode espirrar e causar uma queimadura. Essa explicação se dá pelo fenômeno onde o aparelho emite ondas eletromagnéticas que interagem com as moléculas de água aquecendo o líquido, muitas vezes, bem acima da temperatura de ebulição. 

Porém, diferente do que ocorre ao aquecer a água na chama do fogão, no micro-ondas a água não entra em fervura, ficando esta instável a qualquer movimento na água.

O ponto de superaquecimento da água no micro-ondas acontece em poucos minutos, superaquecendo também o aparelho e o recipiente utilizado. O perigo de queimaduras acontece ao retirar o recipiente do aparelho, podendo acontecer o fenômeno chamado de “explosão da água”.

Por fim, se você ainda assim acredita que aquecer a água no micro-ondas pode ser uma boa ideia, certifique-se de proteger sua pele e não colocar as mãos diretamente acima da água fervente até que ela tenha esfriado um pouco. Deixe a água descansando por alguns segundos dentro do micro-ondas, após isso retire-a de lá.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário