scorecardresearch ghost pixel



Anúncio importante para os segurados que aguardam o 14º salário do INSS

Abono extra para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social foi proposta em 2020 na Câmara dos Deputados.



A pandemia de covid-19 gerou consequências econômicas e sociais que podem ser observadas até hoje no Brasil e no mundo inteiro. Para reduzir parte dos prejuízos à população, o ex-deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou na Câmara um projeto para pagamento do 14º salário.

Leia mais: Aposentados já podem comemorar: vai ter aumento de benefício em 2023

O público-alvo do benefício são os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que tiveram seu 13º salário antecipado desde aquele ano. A proposta foi apresentada ainda em 2020, no auge da crise sanitária.

Com a gratificação adicional, milhões de pessoas que dependem de benefícios previdenciários teriam uma renda extra no fim do ano. A medida é especialmente importante porque muitos cidadãos que são responsáveis por suas famílias e costumam contar com o 13º perto do Natal receberam os valores bem antes.

O documento que propõe a criação do 14º salário inclui aposentados, pensionistas e segurados de outros auxílios pagos pelo INSS. O valor do benefício está limitado a dois salários mínimos por pessoa, conforme a quantia que ela recebe mensalmente da autarquia.

Tramitação do projeto

Como não foi aprovado a tempo, o texto original foi alterado para possibilitar os pagamentos nos próximos anos. Para isso, ele terá que ser aprovado pelas Comissões de Seguridade Social e Família (CSSF); de Finanças e Tributação (CFT); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Depois de passar pelos colegiados Câmara, o projeto dependerá do aval do Senado, e só então será encaminhado para sanção presidencial.

Estaca zero

Acontece que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, retirou o PL da pauta da Casa e o submeteu à apreciação de uma comissão especial. Com a decisão, o texto precisará passar novamente por todos os colegiados onde já havia sido aprovado anteriormente.

Para o senador Paulo Paim, “é uma falta de sensibilidade muito grande do governo não ter um olhar de proteção aos aposentados e pensionistas”. O parlamentar foi o primeiro a sugerir a criação de um abono extra para aposentados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário