Aposentadoria por idade em 2023: posso dar entrada com quantos anos?

A reforma da Previdência trouxe muitas mudanças para a aposentadoria. Saiba quais foram elas e como se organizar da melhor forma possível.



A reforma da Previdência alterou muitas regras para a conquista da tão sonhada aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Muitos brasileiros têm dúvidas em relação às novas diretrizes. Veja quais são as exigências para quem pretende se aposentar e garantir o benefício por meio da aposentadoria por idade ainda em 2023.

Leia mais:Você deve saber: dona de casa tem direito à aposentadoria do INSS?

O benefício é uma das formas mais comuns de dar entrada no pedido de aposentadoria no Brasil. No caso dos homens é preciso ter pelo menos 65 anos de idade. Já as mulheres devem ter 62 agora em 2023. Mas não basta apenas atingir a idade mínima para entrar com o pedido do benefício.

Aposentadoria por idade em 2023

Segundo o INSS, a concessão da aposentadoria por idade depende também do tempo mínimo de contribuição. É de 15 anos. Dessa forma, se homens e mulheres tiveram a idade mínima e a quantidade de contribuições exigidas, é possível entrar com o pedido de aposentadoria por idade do INSS.

A solicitação depende também de mais um detalhe. Quem completou a idade mínima até a data da reforma pode fazer o pedido. Assim, quem tinha idade mínima exigida até 12 de novembro de 2019 e contribuição de 15 anos consegue o benefício considerando a idade de 65 anos para homens e 60 para mulheres.

Mudança com a reforma

Os trabalhadores precisam ter muita cautela e atenção antes de entrar com o pedido, principalmente pelo fato de que a aposentadoria por idade foi um dos benefícios mais alterados pela reforma da Previdência – principalmente para as mulheres.

Aquelas que entraram no mercado de trabalho depois de novembro de 2019 passam a ter a exigência de idade mínima de 62 anos.

Já as mulheres que começaram a trabalhar antes da reforma, mas que ainda não tinham a idade mínima, entram na regra de transição que considera aumento de seis meses por ano na idade, até completar o total de 62 anos agora em 2023.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário