Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem consultar os extratos de seus benefícios para verificar o reajuste anual nos valores. Os próximos depósitos de aposentadorias, pensões e outros auxílios começam na quarta-feira (25).
Leia mais: Isenção do Imposto de Renda: promessa de Lula desobrigaria 28 milhões de brasileiros
Por lei, a autarquia deve corrigir o piso previdenciário com base no salário mínimo em vigência. Já os pagamentos acima do salário mínimo são reajustados conforme a inflação apurada no ano anterior.
Aprenda a consultar o extrato
O beneficiário deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS, informar ou criar uma senha, depois clicar no menu “Meus Benefícios” na tela inicial. Ao tocar no símbolo de olho, o sistema vai informar a competência de janeiro, o benefício com descontos, a data de pagamento e se há ou não alguma quantia bloqueada para empréstimos.
Na página seguinte, o segurado pode clicar em “Detalhar” para conferir o valor final do benefício e a quantia disponível para a contratação de consignado. Na opção “Ver extrato de pagamento”, são exibidos o valor bruto e o detalhamento dos descontos.
O “valor de MR do período” é a quantia bruta já reajustada, sem considerar descontos e acréscimos. Vale lembrar que o Imposto de Renda é descontado na fonte para quem não se enquadra nas regras de isenção. Além disso, podem haver eventuais descontos de associações e sindicatos.
Próximos pagamentos
As aposentadorias, pensões e auxílios iguais a um salário mínimo (R$ 1.302) serão liberadas entre amanhã e o dia 7 de fevereiro. Já quem ganha acima desse valor teve o benefício corrigido em até 5,93% e começa a receber no dia 1º de fevereiro.
Confira o calendário de pagamentos do INSS com reajuste:
Quem recebe até um salário mínimo
- 25 de janeiro – final 1;
- 26 de janeiro – final 2;
- 27 de janeiro – final 3;
- 30 de janeiro – final 4;
- 31 de janeiro – final 5;
- 01 de janeiro – final 6;
- 02 de janeiro – final 7;
- 03 de janeiro – final 8;
- 06 de janeiro – final 9;
- 07 de janeiro – final 0.
Quem recebe acima de um salário mínimo
- 01 de fevereiro – final 1 e 6;
- 02 de fevereiro – final 2 e 7;
- 03 de fevereiro – final 3 e 8;
- 06 de fevereiro – final 4 e 9;
- 07 de fevereiro – final 5 e 0.