Atenção com ESTAS 7 multas de trânsito: elas podem bloquear sua CNH

Mais do que os pontos somados na carteira por infrações no trânsito, outras causas mais graves podem levar ao bloqueio imediato da CNH.



Os motoristas devem ter atenção a todas as regras de trânsito. Elas foram criadas para garantir mais segurança. Quem descumpre o Código de Trânsito Brasileiro fica sob o risco de ser multado ou até mesmo ter o bloqueio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Veja quais são as causas que levam à penalização.

Leia mais: Motoristas temem: quem não pagar o IPVA pode ter a CNH cancelada?

Ter a carteira de habilitação bloqueada é uma grande dor de cabeça para os motoristas, que ficam impedidos de conduzir os veículos. Principalmente se a pessoa depender da CNH para garantir a renda da família, como é o caso dos motoristas por aplicativo.

Bloqueio da CNH

O bloqueio da CNH pode acontecer por várias razões, sendo as principais delas as infrações consideradas graves e que colocam em risco a vida das pessoas.

A possibilidade de bloquear a CNH é um meio de garantir um trânsito mais seguro. Em muitos casos, os motoristas só conseguem ter o documento depois de passar por todo o processo de reciclagem. Caso contrário, podem ficar sem a permissão para dirigir.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é o responsável pelo bloqueio da CNH. As causas que podem levar ao bloqueio do documento e impedir o motorista de dirigir são:

  1. Pilotar moto sem capacete;
  2. Atravessar sem permissão o bloqueio policial;
  3. Transportar passageiros sem capacete na moto;
  4. Disputa de corridas;
  5. Dirigir de forma que ameace a integridade dos pedestres e de outros motoristas;
  6. Conduzir veículo embriagado;
  7. Não prestar socorro em caso de envolvimento em acidentes de trânsito.

O bloqueio da CNH leva à suspensão do direito de dirigir até que a pessoa consiga resolver a causa do problema. Como listado acima, não costuma ter relação com as infrações de trânsito, como estacionar em lugar errado ou passar no sinal vermelho. Mas sim com outros motivos mais graves.

Não existe um prazo definido para a situação ser resolvida e voltar a ter permissão para dirigir. Tudo dependerá da causa do bloqueio. Lembrando que quem dirige mesmo com o documento bloqueado pode ter a habilitação suspensa por até dois anos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário