Bizarro: ESTE é o país onde a cebola já custa mais caro que a carne

Para se ter uma ideia da escassez, pessoas começaram a contrabandear o alimento, que está valendo ouro. Entenda o caso das cebolas.



Você certamente já se pegou reclamando do preço do quilo de carne nos mercados do Brasil. Imagine acordar em um belo dia e descobrir que a cebola, um vegetal tão simples e comum do dia a dia, está mais cara do que uma peça de contra-filé. Essa é uma realidade, mas não no Brasil (pelo menos, não por enquanto).

Veja também: Além da cozinha, a cebola possui 4 utilidades simplesmente incríveis

Neste país, cebola custa mais do que carne

Brincadeiras à parte, a verdade é que a cebola se tornou um item de luxo para as pessoas que moram nas Filipinas. Mesmo com o hábito culinário bem semelhante ao dos brasileiros, que envolve refogar alho e cebola nas refeições corriqueiras, o vegetal subiu de preço expressivamente por lá.

Recentemente, o preço da cebola roxa nas Filipinas passou a custar 600 pesos filipinos por quilograma. Isso quer dizer que seria como pagar R$ 55. No Brasil. O quilo da alcatra bovina por lá não passa dos 480 pesos, ou seja, R$ 44. Por sua vez, o frango inteiro sai por 220 pesos o quilo.

Todas as carnes citadas acima, portanto, estão bem mais baratas do que a cebola. Aliás, o quilo do vegetal está maior do que o valor do salário-mínimo por lá, que fica na casa dos 500 pesos filipinos.

Criminosos estão até contrabandeando cebola nas Filipinas

O preço do insumo está tão alto que existem grupos criminosos contrabandeando cebola dentro das Filipinas. No início de janeiro, por exemplo, um grupo foi pego com 17 milhões de pesos em hortaliças. O carregamento vinha da China e tinha sido declarado como referente a uma importação de roupas.

De acordo com as informações divulgadas na imprensa local, o motivo está na baixa produção do vegetal. A produção de cebola ficou bem menor do que a esperada para o final de 2022. Isso fez com que a demanda continuasse alta, mas a oferta diminuiu imensamente.

O governo agora trabalha para tentar normalizar o estoque e oferecer o produto básico a um preço acessível para a população. Já imaginou o preço que deve ser um bife acebolado por lá?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário