Uma reportagem do site Quatro Rodas com o título “Toyota anuncia fechamento de sua primeira fábrica no Brasil após 60 anos” tem circulado nas redes sociais nos últimos dias. Quem compartilha a matéria, publicada originalmente em 5 de abril de 2022, alerta para o encerramento das atividades da empresa no país.
Leia mais: Mulher pega estranhos na casa dela e tem choque: “estava no Airbnb”
Segundo o próprio veículo de informação, o texto vem sendo compartilhado por “grupos extremistas como uma notícia de 2023, com intuito de promover desinformação contra o atual governo”.
Para evitar a disseminação de desinformação, o portal decidiu alterar o título para incluir a data da publicação logo no início. A mudança afeta links que já foram compartilhados.
O que de fato aconteceu?
No ano passado, a Toyota decidiu transferir sua produção de peças da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para outras unidades da empresa localizadas em Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP). A operação deve se estender até o fim de 2023.
Segundo a fabricante, todos os 550 funcionários da planta de São Bernardo do Campo poderão ser transferidos para as outras fábricas. “Será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC”, afirmou na época.
A Toyota declarou ainda que a transferência “tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no país”.
Há mais de 60 anos no país, a empresa não sinalizou nenhuma intenção de deixar o Brasil de forma permanente.