Bolsonaro pode ser expulso dos EUA? Entenda situação do ex-presidente

Democratas pressionam o presidente americano Joe Biden e especialistas começam a analisar se Bolsonaro pode ser expulso dos EUA ou não.



O presidente americano Joe Biden tem sofrido com a pressão de deputados do país que estão alinhando discursos mais agressivos ao ex-presidente do Brasil após as invasões golpistas aos prédios dos Três Poderes, em Brasília. Sem pedido de extradição oficial, ainda não está claro se Bolsonaro pode ser expulso dos EUA.

Leia também: Sigilo de 100 anos: quais SEGREDOS de Bolsonaro podem vir à tona?

Até esta terça-feira (10), quatro deputados americanos condenaram os atos terroristas na capital brasileira e demandaram a expulsão de Bolsonaro, que está na Flórida desde 30 de dezembro.

Se depender dos deputados, Bolsonaro pode ser expulso dos EUA

O primeiro deputado a se pronunciar foi o texano Joaquín Santos, que afirmou, tanto em seu Twitter quanto em entrevista à CNN americana que “os Estados Unidos não devem dar refúgio para este autoritário que inspirou terrorismo doméstico no Brasil” e que esses “terroristas domésticos e fascistas não devem ter permissão para usar o manual de Trump para minar a democracia”.

Quem também se posicionou foi a deputada nova-iorquina Alexandria Ocasio-Cortez que afirmou que “os EUA devem parar de dar refúgio para Bolsonaro”. O coro foi acompanhado da deputada Ilhan Omar, de Minnesota, e do deputado Mark Takano, da Califórnia.

O que os deputados pedem, na prática, é a extradição de Jair Bolsonaro para o Brasil, mas a Justiça brasileira, até o momento, não fez nenhum pedido formal, o que inviabiliza a ação.

No entanto, outra questão pode trazer dor de cabeça ao ex-presidente no país: seu visto. Isso porque, apesar de não existir confirmação, tudo indica que Bolsonaro entrou no país ainda com seu visto diplomático A-1, reservado para representantes de países estrangeiros, no dia 30 de dezembro.

Ao não ser mais o representante legal do país e não estar nos EUA a trabalho, Bolsonaro corre o risco de ser obrigado a regularizar sua situação no país com outro visto ou até mesmo ter o documento revogado e ser expulso. No entanto, isso é apenas especulação, já que nem o governo americano nem o brasileiro comentam status individuais de vistos.

Nos EUA, o pedido de extradição ou expulsão tem ganhado força por conta da reação de Bolsonaro ao ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, que estressou a democracia americana e a colocou em teste.

Na época, ao contrário da maior parte dos líderes mundiais, que condenaram o ato, o ex-presidente comentou a situação fazendo menção às alegações falsas de Trump e reforçando seu apoio. Agora, o presidente dos EUA, Joe Biden, não tem comentado a situação de Bolsonaro, mas repudiou com rapidez a tentativa de golpe no Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário