A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a ter três novas regras em 2023. Para saber quando pedir o benefício, os segurados devem ter atenção à data de nascimento, tempo de contribuição previdenciária e o tipo de trabalho. Veja como pedir o benefício e qual a melhor oportunidade para cada trabalhador.
Leia mais: INSS paga ADICIONAL para aposentados: você pode receber?
Não existe uma regra que vale para todos, já que cada atividade tem um perfil e cada brasileiro atende a uma regra de transição. Elas foram criadas com a reforma da Previdência para evitar que os segurados que estavam perto de conseguir a aposentadoria não ficassem no prejuízo, segundo o direito adquirido.
Novas regras da aposentadoria do INSS em 2023
Para se aposentar, o trabalhador tem que ver qual regra irá atingir primeiro e será a mais vantajosa. No caso dos homens, a soma da idade e o tempo de contribuição devem atingir 100 pontos e das mulheres 90 pontos.
É a forma de conseguirem se aposentar em 2023 pela pontuação mínima. Mas é preciso preciso ter 30 anos de contribuição para as mulheres e 35 para os homens.
Para quem deseja se aposentar por idade em 2023 deve ter pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS e idade mínima de 65 anos para homens e 62 para as mulheres.
Já pela regra da idade progressiva, o homem que completar 35 anos de contribuição e a mulher 30 poderão se aposentar caso tenham a idade mínima exigida. É preciso ter 62,5 anos para homens e 57,5 anos para mulheres.
Lembrando que a idade mínima sobe seis meses a cada ano. Por isso, em 2023 a idade mínima é de 63 anos para homens e 58 para mulheres.
Como solicitar a aposentadoria?
Para solicitar a aposentadoria é só acessar o Meu INSS e indicar o número do CPF e a senha. Depois é só clicar em “novo pedido”, seguido de “aposentadoria” e selecionar o tipo desejado. Na sequência tem que apresentar todas as documentações exigidas no processo.
O interessado tem que aguardar até 90 dias para a conclusão da análise do pedido de aposentadoria pelo INSS. Quem tem dúvidas de qual a melhor forma de se aposentar, o instituto oferece um simulador por meio do próprio Meu INSS com todas as regras permitidas.
Basta entrar com os dados de cada trabalhador e ver qual o valor disponibilizado pelo benefício no momento em que a pessoa busca pelas informações. Assim saberá se vale ou não a pena já entrar com o pedido ou aguardar um pouco mais.