scorecardresearch ghost pixel



ESTA é a informação sobre os 8 planetas que você talvez não aprendeu

Os nomes dos planetas carregam um significado bem especial, algo que você talvez não tenha aprendido na escola. Chegou a hora de saber!



Até os dias de hoje, somos influenciados pelo passado da humanidade. Reflexo disso é a interferência da mitologia nos planetas que hoje conhecemos pelos mesmos nomes de deuses. Que tal darmos uma olhada em todos estes significados que, muitas vezes, passam desapercebidos quando estamos na escola? 

Veja também: Jovem ou anciã? É INACREDITÁVEL a idade da água do nosso planeta

Em ordem, os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Vamos dar uma olhada na origem do nome deles.

Origem dos nomes dos planetas

1 – Mercúrio 

O planeta mais próximo do sol também é o menor do sistema solar. Estamos falando de mercúrio. O deus Mercúrio seria o correspondente a Hermes, da mitologia grega. Mercúrio é filho de Júpiter e Bona Dea, a deusa da fertilidade e da virgindade. Mercúrio é um mensageiro, deus do comércio, da venda e do lucro.

2 – Vênus

O nome do planeta é devido a deusa romana Vênus, que representa o amor e a beleza. Na mitologia romana, seria o equivalente a Afrodite na mitologia grega.  

A explicação se dá devido ao brilho que era percebido durante o céu noturno. Encantados com a sua beleza, atribuíram o significado a uma de suas deusas.  Vênus era casada com Vulcano. Mesmo assim, tinham relações com Marte, o deus da guerra. 

3 – Terra

A deusa Terra, também é conhecida como Gaia, Geia, Gaea ou Gé. Na mitologia grega, ela é considerada como a segunda divindade presente desde os primórdios. Surgiu após o Caos. O seu filho e também esposo (é isso mesmo) foi Urano, que representa os céus. Com ele, tiveram vários filhos. A palavra Terra tem origem do latim “Terra” e faz referência ao material ao terreno que é propício ao cultivo, ao solo e ao chão. 

4 – Marte

Na mitologia romana, Marte é filho de Júpiter e já foi citado neste texto tendo uma relação com Vênus. O chamativo vermelho de Marte fez com que os romanos pensassem no deus da guerra, a explicação conhecida seria devido ao vermelho do planeta estar relacionado com o sangue. 

5 – Júpiter

É também conhecido como Zeus na mitologia grega, o senhor dos céus e das nuvens. Na mitologia romana, Júpiter seria o equivalente ao pai do deus Marte. Júpiter também é conhecido como o deus dos deuses. 

6 – Saturno

Saturno é um dos titãs e pai de Júpiter. Para os romanos, Saturno é o deus da Agricultura, geração, abundância, riqueza, libertação É o equivalente a Cronos, da mitologia grega. Para os gregos, ele é o pai de Júpiter. 

7 –  Urano

Urano é  a personificação do céu. Curiosamente, é o único do sistema solar inteiro que recebeu um nome de origem grega. Todos os outros possuem origem romano. Ainda na narrativa grega, Urano é o deus do céu e esposo de Gaia, deusa da terra. 

8 – Netuno

Netuno é o equivalente a Poseidon, na mitologia grega. O romano Netuno é reconhecido como o rei do oceano, e um dos três grandes (Júpiter, Plutão, seus irmãos). A escolha é por causa das tonalidades de azul presentes no planeta. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário