As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o nosso coração e os vasos sanguíneos. Figuram entre as principais causas de morte no mundo nos últimos anos, muito em decorrência de hábitos que não são saudáveis.
Veja também: Couve-flor roxa? Mandioca rosa? 6 Alimentos coloridos impressionantes
O consumo em excesso de frituras, gorduras provenientes de animais, alimentos que contêm gordura trans e carboidratos refinados agrava os riscos. Isso causa uma maior dificuldade na passagem do sangue entre os órgãos por causa da presença de gorduras nas artérias, aumentando o risco de infartos e de AVC.
Vilões da saúde do coração
O açúcar e o sal são grandes inimigos do coração ao aumentar os riscos de hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto e dislipidemia.
Começando pela hipertensão, ela tem como uma das causas excesso de sal e altera os padrões estruturais e hemodinâmicos da artéria carótida e trazem maior risco.
Outra explicação é que, quando há maior excesso de sódio em nossa corrente sanguínea, existe um aumento da quantidade de água dentro dos vasos sanguíneos, algo que aumenta a pressão arterial.
Pessoas hipertensas precisam moderar o consumo do sal e de outros alimentos cheios de gorduras por causa de sua relação com a pressão alta. A diminuição de gorduras na dieta, substituída por vegetais e frutas, reduz a pressão arterial.
Alguns alimentos que causam hipertensão:
- Sal em excesso
- Bolachas
- Refrigerantes
- Macarrão instantâneo
- Embutidos (salsicha, morcela, mortadela, salsicha, salame e peperoni)
- Cafeína (em grandes quantidades)
A diabetes, por sua vez, é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares: infartos, AVC, entupimentos de artérias, entre outros. A principal causa dela é a má alimentação, em especial o consumo de açúcar, itens industrializados e o sedentarismo.
Alguns alimentos que podem causar diabetes:
- Doces
- Carboidratos
- Carnes processadas
- Bebidas alcoólicas
- Frituras
- Contendo gorduras saturadas (produtos de origem animal: carne, queijo, manteiga e creme de leite)
- Contendo gordura trans (sorvete, bolos prontos, biscoitos, pipoca de micro-ondas)
Os riscos dos ultraprocessados
Alimentos como pizzas, hambúrgueres, refrigerantes, e sorvetes são considerados ultraprocessados e estão associados com maior chance de infarto e AVC, de acordo com estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology.
O estudo, que teve como base 3.003 adultos, identificou o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. Eles tinham em comum a média de 7,5 porções de alimentos do tipo diariamente.