Um novo vídeo viralizou recentemente no TikTok e deixou os motoristas de todo o mundo curiosos diante de uma função “secreta” de todos os carros que pode reduzir o consumo de combustível. No vídeo disponível no perfil de megansbubble nesta plataforma, ela explica como utilizar a função de recirculação de ar no interior do veículo.
Leia mais: Lula anuncia o que fará para diminuir o preço da gasolina em seu governo
Economizar combustível
É importante ressaltar que, mesmo trazendo vantagens em relação ao consumo de gasolina, as próprias montadoras dos carros informam que a opção deve ser utilizada com cautela. De acordo com Renato Romio, chefe a Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, a função de recirculação impede que a entrada de ar exterior entre e se mantenha no interior da cabine, desde que os vidros estejam fechados.
O botão faz com que o sistema de climatização do carro resfrie o ar que já está dentro até que este atinja a temperatura desejada pelo motorista. Dessa forma, o veículo irá gelar mais rapidamente, diminuindo então o gasto de combustível, visto que estudos afirmam que o ar-condicionado pode aumentar o desperdício em até 10%.
Recirculação pode trazer riscos para usuários
Mesmo poupando gasolina, a recirculação do ar pode trazer riscos para os usuários, como em dias nos quais a temperatura ambiente é menor que a temperatura interna, fazendo com que os vidros fiquem embaçados. É preciso atenção, pois o embaçamento prejudica a visibilidade e aumenta os riscos de acidentes.
Dessa forma, muitos veículos atuais desligam automaticamente a função ou impedem que ela funcione quando a função de resfriamento tradicional é ligada no modo desembaçamento. Além disso, há também carros que desativam automaticamente a função após um tempo de funcionamento, como é o caso do Chevrolet Onix.
Isso ocorre porque o ar fica “viciado” devido à queda do nível de oxigênio, por causa da respiração dos ocupantes do veículo. Sendo assim, o ar viciado pode gerar um cansaço rápido e diminuir a concentração do condutor, aumentando o risco de acidentes graves. Com isso, é importante que o motorista tenha consciência acerca dos riscos do uso prolongado da função, colocando em primeiro lugar a sua segurança e não a economia de combustível.