Hora de saber, motorista: ultrapassar o sinal amarelo gera multa ou não?

Com a pressa de chegar aos lugares, muitos motoristas acabam avançando o sinal amarelo e se preocupam com as consequências. Afinal, esta ação gera multa?



Muitos motoristas tem uma dúvida em relação ao sinaleiro: ultrapassar quando o semáforo está em amarelo dá multa? A resposta pra o questionamento é simples. Não, ultrapassar o sinal amarelo não resulta em aplicação de multa para o condutor, contudo isso não abre espaço para que a prática seja realizada com frequência.

Leia mais: Prepare-se: 4 mudanças nas leis de trânsito chegam com tudo em 2023

Dessa forma, vale lembrar que o intuito desta cor é indicar que o motorista deve parar o seu veículo. Tal informação é fornecida no Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica e aprendida nas aulas em autoescola.

De acordo com o especialista em Psicologia e Direito de Trânsito, Eduardo Cadore, o motorista não deve criar o hábito de tornar esta sinalização como uma extensão do sinal verde. Além disso, Cadore ainda afirma que o costume de furá-lo pode prejudicar a segurança dos motoristas e também o funcionamento das vias. É preciso cautela!

Multa por passar no sinal vermelho

E diferente de passar no amarelo, o motorista que for flagrado furando o sinal vermelho está passível de multa. A penalidade está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pois é visto como uma infração gravíssima.

Só permitido passar em vermelho onde há uma sinalização que permite a livre conversão à direita.

A multa por ultrapassagem no sinal vermelho foi estabelecida em R$ 293,47, pois está de acordo com o seu grau de gravidade. Sendo assim, é preciso que os motoristas tenham bastante atenção em relação aos semáforos! Ao ultrapassar o sinal amarelo, o condutor não sofrerá penalidades, porém a chance de se envolver em um acidente com pedestres ou com outros veículos é muito maior.

Por fim, ultrapassar o sinal vermelho não é apenas uma infração gravíssima, como também um fator que coloca a segurança e a vida de diversas pessoas em risco. Sendo assim, é importante que o condutor não se preocupe apenas com o seu bem-estar mas também com o de todos que compõem o trânsito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário