INSS: este é o aumento para quem ganha mais de 1 salário mínimo em 2023

Para se chegar ao valor do aumento para aposentados que ganham mais que o piso, o governo usa o INPC acumulado do ano anterior.



Todos os anos o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza correções de valores em seus benefícios previdenciários. E é por isso que o governo federal divulgou o valor do reajuste de 2023 para aposentados e pensionistas INSS: 5,93%. A ação vale para aqueles beneficiários que recebem acima do piso previdenciário, ou seja, mais que um salário mínimo.

Leia mais: Aposentadoria por invalidez: 15 doenças que dão direito ao benefício em 2023

Vale lembrar que o reajuste de 2023 é menor que o registrado no ano passado, quando o índice foi de 10,16%. Ele é uma forma de minimizar o impacto da inflação sobre os benefícios concedidos, garantindo que as necessidades básicas do segurado sejam atendidas.

Cálculo do reajuste do benefício

Para definir o valor do reajuste dos beneficiários do INSS que ganham acima de um salário mínimo, o governo usa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no ano anterior. Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o indicador referente ao ano de 2022.

Por fim, o Ministério da Previdência Social garantiu que o atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai continuar usando como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor acumulado no ano para realizar o cálculo de reajuste dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (PRGPS). Em suma. desta forma, o aumento influencia no valor do teto do INSS que deverá sofrer ajuste para R$7.507.49 para este ano.

Contudo, tais valores ainda passarão por confirmação por meio de publicação no Diário Oficial da União.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário