Muitos brasileiros buscam formas de economizar e pagar pouco na conta de energia das residências. Ao encontrar modos de gastar menos, o cidadão consegue um alívio para o bolso e também ajuda à natureza. Você sabia que um principais fatores de aumento na tarifa de luz é a quantidade de horas em que os aparelhos ficam ligados?
Leia mais: Este hábito pode aumentar MUITO sua conta de energia e água
Ao se deparar com uma conta de eletricidade com valores acima do esperado, é necessário ficar atento ao consumo de alguns aparelhos. Alguns eletrodomésticos, como a geladeira e o chuveiro elétrico, são responsáveis pelos maiores índices de consumo de energia elétrica das casas e comércios. Sendo assim, é preciso se atentar ao uso desses itens.
Confira nossa lista com aqueles que consomem grandes níveis de energia.
Cinco aparelhos que usam muita energia elétrica
Além dos convencionais sempre mencionados nas listas, como o ferro de passar roupa, secador e o ar-condicionado, outros aparelhos acabam sendo esquecidos no ranking e passam despercebidos aos olhos dos consumidores. Isso porque alguns não demandarem de muita energia para funcionar, mas consomem bastante quando passam muito tempo ligados. Esse é o caso dos computadores e dos videogames.
A frequência e quantidade de horas de uso de ambos os aparelhos, seja para trabalho ou para diversão, acabam sendo as responsáveis por grande parte do consumo da conta de energia.
O recomendado é que os computadores sejam desligados quando não serão utilizados por mais de 30 minutos. Deixe-os ligados apenas em caso de atualizações para software. Ademais, um outro item presente na lista é a TV. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estima-se que uma televisão de 20 polegadas consuma 4,3 KWh em modo de espera. Isso é algo a se considerar!
Confira a lista com os cinco aparelhos que utilizam muita energia elétrica:
- Computadores;
- Videogames;
- Televisões;
- Aparelho de som;
- Carregadores de pilha.