O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou na quinta-feira (5) que vai retomar “imediatamente” 5 mil obras de unidades do programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Rebatizado no governo passado de Casa Verde e Amarela, o programa deixou um legado de 83 mil obras paradas.
Leia também: Retorno do Minha Casa Minha Vida em 2023; relembre as regras do programa
“Neste mês [de janeiro] agora, nós vamos retomar 5 mil casas”, disse o ministro em entrevista ao Conexão GloboNews.
Jader Filho assumiu esta semana e diz ter recebido de Lula a orientação de trabalhar como foco principal do ano o programa. A pasta de Cidades tem R$ 10 bilhões reservados no orçamento de 2023 para o programa habitacional, que foi uma das fortes promessas de campanha da chapa ganhadora.
Minha Casa Minha Vida é prioridade no novo governo
Com a retomada do Minha Casa Minha Vida em 2023 pelo novo governo, o programa habitacional do governo federal volta a focar na chamada “faixa 1”, que inclui o grupo de pessoas de baixa renda.
Além do habitual financiamento de casas do programa habitacional do governo anterior, as obras de novas casas populares e a recuperação de imóveis abandonados também integram a agenda prioritária de ações.
Somente para 2023, R$ 1,8 bilhões do total devem ser destinados para retomar as obras paradas na gestão de Jair Bolsonaro.