O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é obrigatório e deve ser atualizado todos os anos. Ele é uma das identificações mais importantes para todos os motoristas, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse documento confirma que o carro está em condições de circular nas vias.
Leia mais: CRLV obrigatório: a partir de agora motoristas devem andar com o documento
Quem dirige sem o CRLV corre o risco de ser multado e até de receber pontos na CNH pelo descuido. O certificado é emitido nos modelos físico e digital, logo é sempre bom ter um deles em mãos. Este é um cuidado que o motorista deve ter para sempre estar com a versão mais atual, caso seja parado em uma fiscalizar de trânsito.
Documento atualizado
Ao apresentar o CRLV em dia, os fiscais têm a certeza de que o veículo passou pelas dívidas checagens e que os dados estão em dia, logo todas as taxas foram quitadas e não há pendências envolvendo o automóvel.
O certificado é emitido todos os anos. A versão física deixou de ser entregue na casa dos motoristas, portanto, muitos se esqueceram da importância do mesmo.
A versão digital tem sido a melhor opção para muitos. Para ter acesso a ela, é preciso ter quitado todos os valores em aberto, como é o caso das multas. Se houver alguma pendência, a emissão do documento não poderá ser feita.
Antes de tudo é preciso checar se existe algum valor em aberto para só depois partir para a etapa de emissão do documento. O certificado está disponível para download no aplicativo do Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado.
Ao acessar o site ou aplicativo, é só entrar na aba “veículos” e depois no campo de “licenciamento anual CRLV”. Ao indicar os dados pessoais, clique na opção de licenciamento anual e então em “licenciamento digital”.
Indique o número do Renavan e a placa do veículo. Se tudo estiver correto, o documento estará disponível para download e impressão.
Depois disso, o motorista pode incluir o certificado no aplicativo da Carteira Digital ao fazer o login. Clique em “veículos” e vá na opção de adicionar o CRLV. Preencha os dados solicitados e indique o código emitido no certificado de registro do veículo.