O queijo despedaçado é típico de algumas variedades maturadas, tais como o parmesão, o provolone e o gruyère. Essa característica é o resultado de uma série de reações químicas que ocorrem durante o processo de maturação. Além dessas opções, a muçarela, amplamente utilizada no dia a dia dos brasileiros, acaba se desfazendo, independente das condições de validade de produção.
Veja também: Vício em queijo existe ou o vilão é apenas o chocolate? Veja o que diz a ciência
A muçarela ganhou o paladar dos brasileiros
Graças ao seu aspecto gorduroso, a muçarela também se tornou um excelente recheio para sanduíches, biscoitos e tortas. Ela também pode ser assada em uma panela, o que lhe dá um sabor ainda mais especial. Assim como outros queijos brancos, concentra bastante gordura e não deixa de ser uma opção barata e fácil de ser encontrada em padarias e supermercados.
Afinal, por que a muçarela fica quebradiça?
A muçarela se despedaça porque seus teores de gordura e água são relativamente baixos – 34% e 47%, respectivamente. Isso faz com que a massa tenha pouca ligação entre os seus grãos de gordura, que se desmancham ao serem cortados. Para que seja solto e fácil de ser derretido, os fabricantes aumentam essa porosidade, que ressalta também seu sabor.
Como impedir que o seu queijo quebre
Algumas pessoas chegam a passar raiva com situações como esta, quando o queijo quebra ao manipular as fatias. Porém, a solução é tão simples que você vai se surpreender. Você só vai precisar de papel manteiga, que pode ser usado tanto no forno, quanto em baixas temperaturas. Ao chegar em casa, separe cada uma das camadas e entre elas coloque um pedaço de papel.
Na hora de comprar queijo, peça que cortem na hora
Independente do estabelecimento, a maneira correta de comercializar o queijo é cortando no momento em que o cliente realiza o pedido. Infelizmente, a maioria dos comércios deixa as fatias disponíveis no balcão para facilitar o atendimento. Nesse caso, sempre peça ao atendente uma porção fresca, cortada na hora. Essa atitude evita que o alimento esteja impróprio para o consumo.