Roubo de senhas, pedidos de dinheiro e até vagas de emprego falsas podem representar fraudes que acontecem diariamente nas redes sociais. Portanto, é preciso estar atento a qualquer mensagem de números desconhecidos. Mantenha-se atualizado sobre as diferentes formas que esses ataques vêm assumindo, preservando sua segurança e a sua privacidade acima de tudo.
Veja também: Abra o olho! Veja os golpes mais populares para não ser vítima deles
Constrangimento para buscar extorquir as vítimas
Ao atender a ligação, a pessoa se depara com conteúdo sexual e nudez, na qual é filmada, simulando uma chamada de vídeo. A partir desse momento, a vítima começa a ser ameaçada, porque as imagens só não serão divulgadas mediante um pagamento. Essa tentativa de extorsão vem acontecendo nas últimas duas semanas, gerando danos psicológicos e constrangimento.
Golpe do pipi e fraude dos nudes: tenha cuidado
Os nomes desses golpes remetem às diferentes formas de constranger aqueles que não foram avisados desse tipo de cibercrime. Se antes as pessoas tinham suas próprias fotos vazadas, agora são colocadas em situações fictícias. Se o responsável pelo crime for identificado, deverá responder por danos morais, entre outras considerações, dada a gravidade dos fatos gerados.
Várias vítimas expoẽm sua indignação nas redes sociais
No TikTok, é possível ver vídeos com milhões de visualizações sendo compartilhados acerca do golpe. Nas publicações, vítimas como a Marina Cristofani relatam a violência sofrida, destinando seu recado principalmente às mulheres, alvo desses grupos. Nos comentários, vários seguidores declararam estar assustados e relataram experiências similares.
Maneiras de se proteger dos cibercriminosos
Pensando nessa situação, jamais atenda chamadas de vídeo de desconhecidos, mas também evite clicar em links. Não transfira nenhuma quantia de dinheiro, porque isso não vai impedir a ação desses anônimos. Se você desconfiar que alguma conta esteja fazendo isso, denuncie rapidamente e avise seus amigos mais próximos.
O anonimato da internet permite que esses crimes continuem acontecendo, mas adotar certas práticas garante que a sua privacidade seja respeitada.
Foto: diy13/Shutterstock