Não é mito! Lacres de latinhas podem se transformar em cadeiras de rodas

Se você já ouviu falar que os lacres de latinhas podem virar cadeiras de rodas, mas não sabia como, chegou a hora de descobrir qual é a “mágica” utilizada no processo. Acesse aqui.



Você já ouviu falar de pessoas que juntam lacres de latinhas de refrigerante, cerveja e suco? O objetivo é um só: trocar esses itens por cadeiras de rodas. Embora essa história seja considerada um mito para muitas pessoas, a verdade é que ela é real. Entenda como funciona e tire suas dúvidas sobre este assunto.

Veja também: Afinal, para que servem os furos nos lacres das latinhas de refrigerante?

Lacres de latinhas podem virar cadeira de rodas de verdade

É comum que alguns mercados, padarias, ONGs e organizações diversas incentivem as pessoas a levarem seus lacres de latinhas acumulados dentro de garrafas pets ou em qualquer outro recipiente. Dessa forma, seria possível conseguir cadeiras de rodas em troca desses produtos e fazer uma doação para aqueles que precisam.

No entanto, as cadeiras de rodas mais baratas atualmente custam algo em torno de R$ 500. Sendo assim, como seria possível lacres de latinhas serem trocados por esse item fundamental para algumas pessoas acidentadas ou com algum tipo de limitação motora? Será que os lacres valem tanto assim?

Na verdade, não, os lacres possuem bem menos alumínio do que o resto da latinha, mas juntar as latas poderia prejudicar a economia de inúmeros catadores de material reciclado. Para estes, as latinhas são fontes de renda importantes. Logo, acumular apenas o lacre não causaria tanto impacto.

Como os lacres se tornam cadeiras de rodas?

Se você achava que os lacres de latinhas eram derretidos para confeccionar a estrutura das cadeiras, saiba que isso não é verdade. O que ocorre, é que esse produto é vendido para empresas que fazem a reciclagem deles. Com o valor arrecadado, as organizações compram a cadeira de rodas e fazem a doação para quem precisa.

Quantos lacres são precisos para comprar uma cadeira de rodas?

Dá para imaginar que a quantidade de lacres de latinhas necessária é bem grande, já que o produto é vendido por peso. Sim, é verdade. Para vender uma quantidade suficiente a fim de comprar uma cadeira de rodas, você precisa juntar 140 garrafas pet de 2 litros, mais ou menos. Todas elas, claro, cheias de lacres de latinhas.

Diante de tanto mistério acumulado ao longo dos anos, o Instituto Entre Rodas, de São Paulo, lançou a campanha #NÃOÉMITO. A entidade é especializada em fazer a troca dos lacres por cadeiras de rodas. Desde 2017 foram doadas 87 cadeiras de rodas para crianças e adolescentes.

Contudo, as cadeiras de rodas que o instituto doa são bem mais caras e precisam de 625 garrafas pets, ou seja, 500 kg de lacres de latinhas. Você pode saber mais a respeito sobre o projeto no site entrerodas.org.




Voltar ao topo

Deixe um comentário