Em novembro, a Netflix lançou no Brasil um plano de assinatura mais barato (R$ 18,90) por conter anúncios e catálogo limitado. Contudo, o que ninguém esperava era que a empresa esconderia de sua página de assinaturas, o plano básico, sem anúncios, dificultando o acesso de novos assinantes a tal possibilidade.
Leia mais: Netflix põe fim a “jeitinho” brasileiro e assinantes podem deixar o streaming
Anteriormente, ao acessar à página de novas assinaturas da Netflix, estavam disponíveis quatro níveis: básico com anúncios (R$ 18,90), básico (R$ 25,90), padrão (R$ 39,90) e premium (R$ 55,90). Agora, no entanto, há apenas três opções, uma vez que o acesso ao plano básico sem anúncios foi camuflado.
Como acessar o plano “escondido”
Apesar de não estar na página de assinaturas da Netflix, o plano básico sem anúncios segue disponível. Para acessá-lo, agora é preciso clicar no link “Quem mais opções? Veja todos os planos”.
Por conta disso, vários usuários e especialistas tem buscado as verdadeiras razões para a gigante do streaming optar por tal estratégia.
Alguns acreditam que a Netflix optou por este formato para facilitar a vida do consumidor de menor renda. No entanto, não se pode ignorar a fuga de milhões de assinantes da plataforma no último ano. Por conta disso, muitos especulam que a estratégia é uma forma de induzir o novo assinante a escolher por pacotes mais caros.
Seja qual for caminho, por fim, vale dizer que a estratégia vai contra a promessa de Greg Peters, diretor de produtos da Netflix. Durante a apresentação de resultados do terceiro trimestre de 2022, o executivo disse que a empresa “não está realmente tentando direcional nossos membros para um plano ou outro”. Em suma, vale lembrar que ter a clareza e escolha é um direito do consumidor.