Nasceu o filho do cantor Seu Jorge. Sua namorada, a terapeuta Karina Barbieri, deu à luz no último final de semana em São Paulo. Mas o casal enfrenta agora dificuldades para registrar a criança. Isso porque ao procurar o cartório para o registro, o cantor foi impedido de registrar o nome Samba para o filho.
Leia também: Deseja trocar de nome? Nova lei facilita o processo de mudança direto no cartório
Segundo reportagem da Band, a primeira tentativa ocorreu na segunda-feira (23), no 28º Cartório do Jardim Paulista, em São Paulo. Com a recusa, os advogados do cantor foram acionados para encontrar formas legais de seguir com o plano dos pais.
Por que Seu Jorge está impedido de registrar o nome do filho?
O impedimento é o nome escolhido pelos pais: Samba. Como se trata de um ritmo musical, pode existir o entendimento de que o nome seja prejudicial para a criança no futuro, por motivos como preconceito ou bullying.
De acordo com o artigo 55 da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, “o oficial de registro civil não registrará prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores, observado que, quando os genitores não se conformarem com a recusa do oficial, este submeterá por escrito o caso à decisão do juiz competente, independentemente da cobrança de quaisquer emolumentos”.
No entanto, o advogado Ricardo Brajterman, especializado na área cível, não vê problema no registro. “Não vejo nada de vexatório no nome Samba se vemos outros nomes ligados à cultura, à religião, aos hábitos e histórico familiar daqueles pais”, afirmou ele, lembrando nomes de filhos de pais famosos como Dom, Lua e Zoe.
Ao ser questionada, a assessoria de Seu Jorge confirmou o nascimento do filho, mas não respondeu sobre o problema no registro.