Nova LEI do farol baixo: Como ficou a lei do farol aceso durante o dia?

Entre as alterações da lei do farol, temos o aumento do valor da multa aplicada e a quantidade de pontos na CNH. Fique atento às mudanças!



A lei do farol determina que os veículos devam manter os faróis acesos durante o dia em estradas e rodovias. A justificativa para tal medida é de que o farol aceso aumenta a visibilidade dos motoristas, o que consequentemente acaba reduzindo o número de acidentes associados a, por exemplo, algumas manobras de ultrapassagem.

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De acordo com teste realizado pela revista Quatro Rodas, a lei é extremamente válida. Ele apontou que os faróis acesos aumentam cerca de 600% a distância percebida pelos outros motoristas. A questão é que a lei do farol passou por uma alteração. Por ser exigida há muito tempo, muitos condutores ainda não perceberam as mudanças.

Lei do farol: o que mudou?

A obrigatoriedade do uso dos faróis acesos durante o dia permanece somente para alguns casos específicos. A medida passa a ser obrigatória durante o dia apenas em estradas de pistas simples, logo não é mais necessário em rodovias de pista dupla. O uso dos mesmos continua obrigatório para todos os tipos de pistas durante a noite.

A multa para os motoristas que forem pegos descumprindo esta regra aumentou. Desse modo, a infração custava R$ 85,13, mas agora custa R$ 130,16 e deixa de ser considerada como leve. Ela está sendo tomada como uma violação média. Com isso, além do pagamento do valor, as pessoas também perderão quatro pontos na carteira.

Ademais, os condutores que estiverem em rodovias federais só poderão ser fiscalizados e penalizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Já nas estradas nacionais, o órgão responsável por tal fiscalização é o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A lei dos faróis obriga que as pessoas conduzam os seus veículos com o farol baixo em faixa única de vias fora do perímetro urbano. Por fim, por ser algo já exigido há muito tempo, a medida já se tornou um hábito para os motoristas, que permanecem utilizando as luzes durante o dia mesmo sem uma real necessidade.




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