Praticamente todo mundo que tem um filho ou filha deseja que ele seja bem sucedido, não importa em qual área, ou fazendo o que. Afinal, ter sucesso não é só ter dinheiro: é ter uma vida estável e ser mais realizado.
Veja também: Não erre! 30 nomes compostos super lindos para dar ao seu filho
Dito isso, a semente do sucesso pode ser plantada nas crianças ou adolescentes desde cedo. Em outras palavras, existem formas de estimular a autoestima dos filhos, além de outras características importantes para ter sucesso no futuro.
Confira 4 coisas que devem ser ensinadas à próxima geração que vai fazer com que eles tenham bons resultados durante toda a vida. As informações foram tiradas de um estudo da Universidade Dominicana, feito pela pesquisadora Gail Matthews em 2020. A pesquisa mostrou que é possível ensinar o sucesso para as crianças.
No estudo, participaram cinco grupos de crianças. O primeiro pensou em seus objetivos, e o segundo anotou as metas. O terceiro fez tudo isso e criou planos de ação, listando os passos necessários para atingir o objetivo. O quarto grupo enviou as metas para um amigo. Além disso, o quinto enviou relatórios semanais de progresso para o mesmo amigo.
Como resultado, o terceiro, quarto e quinto grupos conseguiram alcançar suas metas, com especialmente o último. Dessa forma, com base nesse estudo, você pode incluir algumas questões na educação dos seus filhos:
Ensine seu filho a escrever o que ele deseja
É importante que esse objetivo a ser escrito seja específico. Um bom exemplo é “tirar nota 10 em literatura”, “ou guardar 10% da mesada todos os meses para comprar algo”.
Estimule a criação de um bom planejamento
Considerando o objetivo de tirar nota 10 em literatura, é preciso definir o passo a passo. Quantas horas de estudo serão necessárias por semana? Quantos livros seu filho vai precisar ler? Vai precisar de aulas complementares?
A meta deve ser compartilhada com alguém que seu filho respeite
Sempre há alguém cuja opinião vale muito para o seu filho ou filha. Dessa forma, pode ser um tio, um amigo, padrinho, primo, enfim. Alguém que, quando seu filho cumprir a meta, vai adorar ouvir um elogio dessa pessoa.
Peça que ele faça relatórios por semana
A cada semana, seu filho deve fazer um pequeno relatório, que pode ser anotado no próprio caderno. Pegando o exemplo da literatura, ele vai anotar quantas horas estudou, quantos livros leu, etc. Ou seja, essa é a parte mais importante para que de fato ele atinja a meta que estabeleceu.
Foto: Inside Creative House/Shutterstock