Usar os produtos corretos e na quantidade certa, realizando manutenções periódicas no salão, é imprescindível para ter fios saudáveis. No entanto, seja por falta de informação ou negligência, nem todos conseguem cuidar de forma adequada do cabelo, gerando complicações. Entre caspa, queda e outros problemas no couro cabeludo, existem boas práticas que reduzem danos.
Veja também: Essa é a razão para você nunca esquecer de lavar sua escova de cabelo
Estes são os principais maus hábitos ligados aos cuidados capilares
Usar os produtos errados e substâncias em muita quantidade
O uso de produtos errados no cabelo pode causar danos permanentes e duradouros, pois as misturas certas para cada tipo de formação capilar ajudam a manter o equilíbrio. Quando você faz escolhas ruins, isso leva à fragilidade e quebra. Não se trata de usar aditivos químicos artificiais, mas propriedades naturais que não atendem às suas necessidades.
Lavar o cabelo com água muito fria
Quando a água é muito fria ou muito gelada, ela ativa a temperatura metabólica da pele, o que leva à secura e ao ressecamento dos fios, especialmente em cabelos loiros e crespos. Essa reação segue desconhecida por parte dos cabeleireiros, então fique atenta a esses detalhes que fazem a diferença na finalização, ou seja, etapa de secagem e modelagem.
Exagerar na força na hora de enxaguar e passar os cremes
Lavar os cabelos com força excessiva e ferramentas inadequadas pode resultar em danos graves, como pontas duplas, rompimento, repartição excessiva da cutícula, quebra das proteínas estruturais, falta de flexibilidade e proteção, entre outros problemas. Procure fazer movimentos leves e mesmo que esteja muito sujo, repita a lavagem sem usar as unhas ou objetos cortantes.
Não lavar o cabelo com a frequência necessária
Quando você não lava o cabelo frequentemente, os nutrientes necessários para mantê-lo saudável e bonito também não estarão presentes. Bactérias e fungos podem se aglomerar mais facilmente, levando a doenças sérias . A oleosidade e sujeita acaba bloqueando os poros, tornando-os frágeis, principalmente em quem já tem predisposição à queda de cabelo.