Algumas frases tóxicas são tão comuns que mal percebemos como elas podem ser manipuladoras e desagradáveis. Contudo, aprender é sempre sinal de evolução, bem como reconhecer os comportamentos que podem ser destrutivos.
Veja também: 5 sinais tóxicos de um manipulador emocional para você cair fora rápido
Por esse motivo, separamos algumas frases tóxicas bem comuns e que podem gerar mal-estar e bastante incômodo no meio social.
1 – Frases tóxicas e “singelas”: “como estão as coisas, tudo bem?”
Essa frase parece bem inocente e até simpática para muitas pessoas. No entanto, ela demonstra uma certa indiferença para com o outro e, no fundo, não passa de uma mera formalidade. Afinal de contas, a pergunta já induz uma resposta e soa bastante manipuladora. No geral, é difícil encontrar aqueles que conseguem abertura suficiente para discordar da proposição de que está “tudo bem”.
Inclusive, essa é uma técnica muito utilizada em serviços de atendimento ao cliente. Quando um representante da empresa pergunta “como foi sua experiência, correu tudo bem?” já está induzindo uma resposta.
2 – “Isso me lembra […]”
Quando você começa uma frase dessa maneira, precisa tomar cuidado. Isso porque ela tira o foco totalmente do que a outra pessoa está falando para se centrar na sua experiência, o que pode ser algo bem incômodo.
Imagine que você está conversando com alguém e relatando algo importante para sua particularidade. De repente o outro vira para e fala: “isso me lembra uma vez que eu…”. Certamente, você não vai gostar de ouvir essa frase tóxica.
3 – Frases tóxicas: “você não poderia […]”
Nesta situação, é comum que a frase tóxica seja usada para pedir algum favor constrangedor ou de difícil solução. A pessoa entende a limitação, mas ainda insiste para que o outro realize alguma ação desconfortável.
O problema é que o pedido soa como muito educado e polido, mas assim como nas demais frases tóxicas, ele é apenas uma forma de manipulação ou de indiferença. Em outras palavras, mais uma vez se trata de mera formalidade.