Planta no quarto rouba oxigênio? 6 mitos da jardinagem para abolir de vez

Descubra alguns dos principais e mais populares mitos que envolvem a jardinagem, mas que muita gente acredita até hoje, em pleno ano de 2023.



A boa jardinagem exige conhecimento para manter os vegetais da sua casa saudáveis e bonitos. Por isso, separamos alguns mitos comuns que devem ser evitados e entendidos para melhorar o processo no seu lar.

Veja também: Fertilizante caseiro: plantas vão ficar lindas, verdinhas e com muitas flores

1 – Insetos são sempre ruins para as plantas

Esse é o primeiro mito que precisa ser desvendado sobre jardinagem. Isso porque existem insetos que realmente prejudicam os vegetais e se alimentam deles, mas nem todos são assim. As joaninhas, por exemplo, assim como os bichos-lixeiros que deixam suas plantas mais bonitas.

Cochonilhas, pulgões e outros insetos podem ser considerados pragas e podem ser repelidos com produtos naturais, por exemplo. 1 litros de água e 1 colher de detergente borrifados no vegetal pode ajudar.

2 – Adubo natural pode ser usado sempre na jardinagem

Não. Só porque o adubo é natural não quer dizer que ele possa ser usado de maneira desmedida na jardinagem. Inclusive, algumas frutas cítricas podem prejudicar o desenvolvimento das plantas, por exemplo. Sempre procure orientação sobre qual é o melhor fertilizante natural para cada tipo de espécie.

3 – Folhas amareladas são sinais de doença

Algumas vezes, as folhas amarelas podem indicar que o vegetal não está saudável. Contudo, elas podem ficar nessa coloração por conta da idade e do processo natural de cada planta. Decretar um quadro de saúde do vegetal exige outros sinais.

4 – Na jardinagem, evite regar na hora mais quente do dia

Isso é realmente uma verdade. Embora não seja prejudicial regar a planta no horário mais quente do dia, essa rega não será eficiente. Isso porque a maior parte da água será evaporada e quase nada acabará absorvido pelo vegetal. Para uma boa jardinagem, regue no finalzinho da tarde.

5 – Você deve limpar as folhas das plantas

Não se trata de uma regra, mas este hábito realmente pode ajudar no desenvolvimento das plantas. Limpar as folhas elimina poeiras e facilita a troca gasosa. Na natureza isso acontece por meio das chuvas, por exemplo.

6 – Dormir em quartos com plantas é ruim para a saúde

Isso é apenas um mito. Algumas pessoas acreditam que plantas possam roubar o oxigênio e liberar dióxido de carbono suficiente para prejudicar a saúde das pessoas. Saiba que a quantidade de CO2 liberada é insuficiente para causar qualquer dano. Aliás, um parceiro que durma no mesmo quarto liberará mais CO2 e consumirá mais O2 do que qualquer vegetal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário