Uma coisa é certa, todos os brasileiros continuam assustados com o preço do botijão de gás de 13 kg. Nessa hora, o que não faltam são truques para conseguir economizar o produto ao máximo. O problema é que alguns alimentos comuns do dia a dia demoram no fogo, como é o caso do feijão.
Veja também: Se você não sabe congelar o feijão, aqui te explicamos o jeito certo
A dobradinha de arroz com feijão agrada a maior parte dos brasileiros e é uma das combinações mais completas do ponto de vista da nutrição do corpo. Por isso, os grãos são preparados com frequência quase diária – ao menos semanalmente, em todos os cantos do país.
O feijão leva cerca de 25 minutos na pressão para ficar no ponto certo, além de mais alguns minutos cozinhando para engrossar o caldo. No entanto, esse tempo pode ser reduzido para cerca de 10 minutos apenas.
Como cozinhar o feijão mais rápido e economizar o gás de cozinha
O truque está mais ligado ao processo do que aos utensílios utilizados. Afinal de contas, você deverá cozinhar o feijão na panela de pressão, porém do modo certo. Para isso, é preciso não ter muita pressa e começar o procedimento anteriormente.
Aliás, se você ainda cozinha feijão diretamente em uma panela convencional com água, é melhor pensar duas vezes. Esse procedimento pode levar mais de 1 hora de fogo a depender da quantidade e do tipo de grão utilizado.
Passo a passo para cozinhar feijão rapidinho:
1: a primeira coisa que você deve fazer é deixar o feijão de molho por 12 horas. Isso vai amolecer os grãos e ainda eliminar substâncias que causam gases;
2: retire a água e coloque o feijão dentro da panela de pressão. Complete com a água limpa necessária, tampe e leve ao fogo;
3: assim que pegar pressão (começar a chiar) você deve deixar por 10 minutos;
4: depois desse tempo, desligue o fogo e não mexa mais na panela;
5: aguarde cerca de meia hora e verifique se a pressão saiu completamente;
6: abra a panela e cheque o ponto do feijão;
7: tempere e deixe no fogo por mais um tempo, se for necessário.