Você sabe qual é a versão do Windows que está em seu computador? A mais recente delas é a versão 11, lançada pela Microsoft em 2021.
Veja também: Alerta Microsoft! Malware que afeta aparelhos Android pode roubar dinheiro
A atualização, porém, não é obrigatória. Isso faz com que muitos usuários continuem utilizando a versão que veio de fábrica em seus computadores ou notebooks.
A má notícia é que alguns desses Windows não vão mais receber atualizações. Ou seja, a Microsoft vai interromper para sempre o suporte para o Windows 7 e o Windows 8.1.
Essa mudança ocorrerá a partir do dia 10 de janeiro de 2023. Além das atualizações de segurança que não irão mais ocorrer, os usuários dessas versões não receberão apoio técnico dos profissionais da empresa.
Decisão é incentivo para que usuários atualizem o sistema
Essa é uma iniciativa da Microsoft para que as pessoas migrem para o Windows 10 ou Windows 11. Quem resolver ficar com a versão antiga pode sofrer com possíveis erros, bugs e brechas. Dessa forma, isso deixará computadores vulneráveis à invasões.
Neste mês de janeiro, também serão lançados o Microsoft Edge 109 e um novo Google Chrome. Esses programas também serão as últimas versões a suportar as antigas versões do Windows. O Chrome 110, que será lançado em 7 de fevereiro de 2023, não chegará para o Windows 7 e 8.1.
Planeje a atualização do seu computador
Em 2021, estimava-se que cerca de 100 milhões de dispositivos estariam usando o Windows 7 no mundo. Um levantamento da empresa Lansweeper revelou que há mais máquinas rodando o Windows XP, 7 ou 8 do que executando o Windows 11.
Como atualizar
Primeiro, escolha uma hora que funcione melhor para instalar a nova versão, pois pode demorar um pouco. Para conferir as atualizações disponíveis, selecione Iniciar > Configurações > Windows Update > Verificar se há atualizações.