O fermento é um daqueles produtos que dificilmente usamos até o fim antes da data de vencimento, não é mesmo?
Veja também: 2 em 1: detergente caseiro dá brilho e a limpeza final fica espetacular
Muito utilizado em bolos e pães, algumas pessoas acabam usando apenas de vez em quando. Com isso, é comum que o fermento passe da validade. Porém, isso não significa que é preciso jogar fora!
Fato é que esse ingrediente não precisa ser utilizado somente na culinária. Quando está vencido, pode fazer milagres na limpeza do lar. Veja as utilidades!
Dê brilho no inox com fermento
Quer deixar a pia da sua cozinha com cara de nova? Ou limpar panelas e chaleiras que estão escurecidas? O fermento vencido é ótimo para isso.
O que você precisa fazer é molhar uma esponja, aplicar uma colher de sopa de fermento vencido por cima e esfregar na superfície de inox. Em seguida enxague!
Esse truque funciona porque o fermento ajuda a tirar resquícios de gordura, portanto deixa o inox brilhando.
Limpe rejunte com fermento vencido
Muitas pessoas ficam incomodadas conforme o rejunte do banheiro vai ficando escuro. A boa notícia é que o fermento vencido pode ajudar.
Isso funciona porque o fermento tem bicarbonato de sódio na composição. O bicarbonato, por sua vez, tem pH alto. Ou seja, acaba com a sujeira, gordura e ainda neutraliza odores.
Para limpar o rejunte, use uma escova pequena e esfregue o fermento no local. Se quiser um efeito mais potente, borrife vinagre de álcool antes de espalhar o ingrediente no rejunte. Lembre-se que a mistura pode borbulhar.
Caso o rejunte esteja muito encardido, será preciso repetir esse processo algumas vezes. E caso tenha sobrado um pouco da mistura, use para desengordurar a pia do banheiro.
Vale dizer que esse tipo de truque é especialmente útil para quem tem alergia aos produtos de limpeza vendidos no mercado. Então, se você quer evitar alergias ou mesmo reduzir o desperdício na sua casa, não jogue o fermento vencido fora!