O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou a revisão para o pedido de aumento da aposentadoria sem que o segurado tenha que procurar a Justiça. Por meio do aplicativo, o cidadão pode decidir se quer o recálculo do benefício. Saiba se o procedimento é vantajoso para todos os aposentados.
Leia mais: Revisão da Vida Toda do INSS não funciona para todos os aposentados; veja se é o seu caso
O serviço está disponível no aplicativo Meu INSS. É a opção da “revisão da vida toda”, permitindo que os aposentados entrem com o pedido de análise do valor do benefício sem ter que recorrer à Justiça. Apesar da facilidade, é preciso considerar os riscos.
Recálculo da aposentadoria pelo Meu INSS
O recálculo pode fazer com que alguns segurados percam valores da aposentadoria caso o INSS descubra que o repasse tem sido feito em quantias superiores às que o cidadão tem direito.
A revisão é favorável para as aposentadorias, auxílios e pensões daqueles que recebiam salários mais altos antes de 1994. Para todos os demais, o pedido de recálculo pode terminar em perdas.
A orientação é que os aposentados contem com a ajuda profissional para não correr o risco de terem a redução dos valores por algum erro, beneficiando o INSS.
Todos os pagamentos feitos pela Previdência podem passar por revisão. No caso específico da “revisão da vida toda”, o segurado deve ter contribuições com valores mais altos antes de julho de 1994 ou poucas contribuições depois dessa data.
Mas é preciso ter cautela
Para algumas pessoas, o pedido de revisão foi positivo, com aumento de 150% do valor recebido. Mas, como dito, é preciso ter cautela antes de fazer a solicitação. Isso porque pode haver casos de redução do valor pago no benefício.
O processo foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo que os aposentados usem todos os salários recebidos para calcular o valor da aposentadoria, e não apenas os pagamentos feitos depois de julho de 1994 com era anteriormente.
Então, antes de aproveitar a facilidade de pedir o recálculo da aposentadoria pelo Meu INSS, faça a análise correta e veja se de fato haverá ganho na aposentadoria.