Cuidado: se você diz ESTAS 3 coisas para as pessoas, está sendo tóxico e inconveniente

Há quem seja tóxico e inconveniente em vários contextos. Pessoas assim podem prejudicar a sua saúde mental sem que você perceba. Entenda as intenções.



Nem todo mundo deseja o seu bem. Por mais que você queira acreditar que está rodeado de gente boa e que torce por ti, não é bem assim. Algumas pessoas são muito persuasivas. Há quem acabe sendo tóxico e inconveniente com frequência usando frases que podem acabar com todas as suas energias, mas sem que você note.

Leia mais: 3 simpatias para dar ‘adeus’ às pessoas tóxicas (e funciona, viu?)

Nos dias de hoje, todo mundo quer opinar sobre alguma coisa. Nem sempre as pessoas têm sabem exatamente o que estão dizendo, mas não perdem a oportunidade de dizer o que pensam, mesmo quando não são questionadas. Tenha atenção extra sobre algumas frases tóxicas que podem comprometer a sua saúde mental.

Tóxico e inconveniente: não diga isso

A intenção das pessoas que usam as frases deste tipo é manipular e persuadir os outros. Quando você aprende a perceber quais são as reais intenções por trás de cada interação e “conselho”, fica mais fácil colocar fim no ciclo e reconhecer os comportamentos que podem prejudicar todos os seus planos.

1. “Como estão as coisas? Tudo bem?”

A princípio, você pode pensar que é só uma frase inocente, sem qualquer pingo de maldade. Em alguns casos, pode ser apenas uma formalidade e sinal de indiferença.

Quando alguém acrescenta o “tudo bem”, a frase pode ser considerada tóxica, pois há uma intenção de manipular. É difícil que alguém responda que não está tudo bem. A depender de quem pergunta, vale ter mais atenção.

2. “Isso me lembra […]”

É muito ruim conversar com uma pessoa que sempre puxa a conversa para tudo aquilo que ela viveu. Por exemplo: você conta algum problema, então o outro logo quer citar algo semelhante que viu ou ouviu, sem nem dar ouvidos para o que você diz. Caso seja uma prática comum, serve de sinal de que a pessoa não se importa tanto contigo.

3. “Você não poderia […]”

Quando alguém quer perguntar se você pode fazer algo que ele já sabe que não é uma coisa do seu agrado, a forma de introduzir o pedido pode ser uma tentativa de evitar que você o recuse. Para muitos, esta frase é vista como um tipo de manipulação. É mais uma formalidade do que uma abertura para o que o outro tem a dizer.




Voltar ao topo

Deixe um comentário