Mesmo tendo diminuído no início dessa semana, a previsão indica que as chuvas devem voltar nos próximos dias com força total. Além disso, o avanço de uma área de baixa pressão atmosférica em médios níveis deve chegar intensa sobre três estados da região norte: Pará, Amapá e Amazonas. Temporais também são aguardados para Rondônia.
Leia mais: O horário de verão vai voltar? Se depender dos empresários, sim!
Ademais, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta os riscos de precipitações no Maranhão e em áreas do norte paraense. Assim, nesta terça-feira (17), as chuvas provocadas devido a combinação de calor e alta umidade predominam no Centro-Oeste. Em contrapartida, elas devem acontecer isoladamente no Sudeste, principalmente no Espírito Santo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Sendo assim, essas regiões serão marcadas por um dia de muito calor e sol, com a presença rápida de precipitações leves. Porém, os temporais ainda se fazem presentes no estado de São Paulo durante a tarde, de forma isolada. Já para a região Sul, as chuvas fortes com tempestades acontecerão em Santa Catarina e no Paraná. No Rio Grande do Sul, pancadas isoladas, principalmente na Serra Gaúcha.
Chuvas fortes e volumosas nos próximos dias
De acordo com a previsão do tempo, as chuvas mais fortes e volumosas se concentrarão entre o Amazonas e o centro-Oeste do Piauí até o dia 22 de janeiro. Desse modo, ela se fará presente no Tocantins, Amapá, Pará, norte do Mato Grosso e em alguns pontos de Roraima.
A situação será semelhante no sul do país, com chuvas no nordeste gaúcho, no Paraná e em Santa Catarina. Já para a região Sudeste, os acumulados estarão presentes em São Paulo, no sul mineiro e em pontos do oeste do Rio de Janeiro.
Há previsão também para chuvas no oeste e sul de Mato Grosso do Sul.
No geral, as estimativas meteorológicas indicam que os volumes esperados são de 100 a 500 milímetros para os próximos dias. Sendo assim, os maiores acumulados de chuvas são aguardados nestes nove estados:
- Amapá;
- Pará;
- Maranhão;
- Amazonas;
- Sudoeste de São Paulo;
- Oeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Paraná;
- Santa Catarina;
- Serra do Rio Grande do Sul.