Após meses de mistério, a Toyota registra seu próximo carro nacional e coloca fim às especulações. Antes, sabia-se apenas que se tratava de um modelo híbrido com sistema Full Hybrid como o Toyota Corolla. Com o registro no INPI, agora o desenho do novo modelo deixa de ser um segredo.
Leia também: 5 mitos (ou verdades) sobre a manutenção do carro; não acredite em tudo
A montadora japonesa registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o desenho de um sedã compacto, com base da Daihatsu, uma marca de baixo custo da Toyota.
As imagens foram encontradas e publicadas pelo site Motor1. Ainda em setembro de 2022, em meio a especulações, o portal Guia do Carro chegou a publicar matéria levantando opções e uma delas foi a confirmada: o Toyota Yaris da nova geração.
O novo Yaris Sedan utiliza a plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture) e não a TNGA (Toyota New Global Architecture) do Corolla sedã, por isso o registro mostra um motor da Daihatsu Motor Company, do Japão.
Toyota registra novo carro e ele será concorrente DESSE modelo
O Toyota Yaris Sedan, que talvez mude de nome até seu lançamento, deve concorrer diretamente com o Honda City. Com isso, o preço deve ser mais salgado.
Esse modelo da Toyota já é vendido no Peru e também foi registrado na Argentina. Uma das possibilidades é que a Toyota do Brasil passe a exportar o modelo para o mercado peruano.
Segundo o Motor1, o novo Yaris Sedan tem 4,425 m de comprimento (+5 mm), 1,740 m de largura (+10 mm), 1,480 m de altura (+5 mm) e 2,620 m de entre-eixos (+70 mm). O porta-malas ganha dois litros de capacidade e passa a ter 475. Ainda segundo o site especializado, o motor deve ser o atual 1.5 aspirado flex (com melhorias) acoplado ao câmbio CVT.