A banana é uma fruta gostosa, versátil e amada pela maior parte dos brasileiros. O grande problema desse alimento cheio de bons nutrientes é que ele apodrece com muita rapidez após amadurecer, ou apenas escurece e fica pouco atrativo para os olhos.
Se o plano é evitar desperdícios, a fruta pode ser usada em outros preparos após escurecer, como bolos e vitaminas. Mas quando a ideia é mesmo consumir ao natural, alguns truques podem desacelerar seu amadurecimento.
Dicas para conservar bananas
No cacho
Na hora de comprar um cacho, evite as que já estão maduras para ganhar mais tempo. Caso isso não seja possível, embrulhe a raiz do cacho com um pedaço de papel alumínio e aperte bem. Ao manter o contato da banana com a raiz, o processo fica mais lento.
Sem cacho
Quem prefere armazenar as bananas fora cacho pode usar o mesmo truque, mas deixando um pouco do talo. Corte essa parte da fruta com uma faca, sem usar as mãos, e envolva uma por uma com papel alumínio.
No congelador
As frutas que serão usadas para vitaminas, bolos e outros preparos podem ser conservadas no congelador. Descasque e pique as bananas, coloque os pedaços em uma vasilha e congele. Isso fará com que elas durem por muito mais tempo.