Você certamente deve ter escutado que o diabetes é uma doença silenciosa e traiçoeira. Para se ter uma ideia, a enfermidade é a terceira maior causa de morte no país. Por isso, é importante estar atento aos sinais do corpo que indicam a presença da doença, sobretudo os homens, que acabam sendo mais descuidados em relação à saúde.
O diabetes tipo 2 representa 90% dos casos da doença. Ela costuma acometer pessoas a partir de 40 anos e sua causa tem relação relevante com o excesso de peso, sedentarismo, envelhecimento e genética.
Muitas pessoas só descobrem que estão com a doença apenas quando surgem complicações graves, como um acidente vascular cerebral (AVC), infarto e alteração nos rins. Contudo, até chegar nesse ponto, a doença se manifesta por meio de alguns sintomas.
Sintomas do diabetes que você deve conhecer (principalmente os homens)
Visão turva
Quando há o excesso de glicose no sangue, a lente dos olhos, conhecida como cristalino, incha, muda de forma e flexibilidade. Essa alteração reduz a capacidade de foco e deixa a visão embaçada, que piora quando há picos de glicemia. Para voltar ao normal, é necessário o controle da doença.
Fome e cansaço
Como o açúcar vindo de alimentos – fonte de energia para o nosso corpo – não é totalmente aproveitado pelas células de quem possui diabetes, o paciente com a doença costuma se sentir com fome e cansaço o tempo todo, inclusive mesmo após ter se alimentado. A sensação é parecida como quando a pressão arterial está muito abaixo do normal.
Sede excessiva e muita vontade de urinar
Portadores de diabetes costumam sentir muita sede, tendo em vista que o açúcar não é adequadamente absorvido pelas células e acaba se acumulando na corrente sanguínea. Como esse excesso precisa ser expelido do organismo, os rins são os órgãos que passam a trabalhar com mais frequência. Isso faz com que o paciente fique desidratado e sinta bastante sede.
Importante: para identificar o diabetes o quanto antes e evitar riscos de complicações pela doença, o ideal é realizar exames regulares para a checagem da glicemia. Não espere que os sintomas se intensifiquem para procurar um médico, pois isso pode significar que a doença está em estado avançado.