A bateria é um dos componentes mais importantes do celular, pois é ela que fornece a energia para que o aparelho funcione. No entanto, muitas pessoas não têm muita noção de que o manuseio inadequado pode reduzir a capacidade da carga, levando a problemas como superaquecimento, diminuição da vida útil do dispositivo e até mesmo riscos de segurança.
Veja também: Se você carrega o celular 100%, pare: isso está detonando seu aparelho
Estes são os hábitos que mais prejudicam a bateria do seu celular
1. Carregar o smartphone com capinha
Quando as pessoas carregam seus smartphones com capinhas protetoras, sem perceber que isso pode prejudicar a dissipação do calor gerado durante o carregamento, o aquecimento acaba danificando a bateria. A temperatura interna do aparelho tende a aumentar, elevando o risco de acidentes, ainda mais se houver algum cartão ou papel guardado na lateral.
2. Usar carregador portátil e rápido frequentemente
Embora os carregadores portáteis e rápidos sejam muito práticos, o uso frequente prejudica a bateria do celular. Isso ocorre porque, ao utilizar um carregador rápido, o componente é submetido a uma voltagem maior do que o normal, desgastando seu material. Use a reserva apenas nos momentos de maior precisão, sem acelerar o processo de recarga.
3. Deixar o dispositivo descarregar totalmente
Deixar o dispositivo descarregar completamente antes de carregar novamente também pode ser prejudicial à bateria, pois exige mais esforço para recarregar, reduzindo sua vida útil. Além disso, quando o celular é descarregado abaixo dos 5%, a bateria fica sujeita a um nível de tensão muito baixo, prejudicando sua performance em processamento de dados.
4. Escolhas simples fazem muita diferença
Para preservar a bateria do celular, é importante adotar hábitos simples no dia a dia, como evitar carregar o smartphone com capinha, usar carregadores originais e não deixar o dispositivo descarregar completamente. Essas atitudes podem garantir que o seu smartphone continue realizando todas as funções esperadas, ao elevar sua durabilidade de maneira significativa.