Um novo projeto de lei foi apresentado esta semana no Congresso dos Estados Unidos com o intuito de proibir totalmente o uso do aplicativo TikTok em território norte-americano. A proposta vem em um momento no qual o país tem uma grande e constante preocupação com a invasão de seu espaço aéreo pelo governo chinês.
Leia mais: Por que escolas e universidades dos EUA estão banindo o TikTok?
Claro, o TikTok não é a única rede social incluída no projeto. Além dele, a proposta também solicita o banimento de todas as redes que sofrer a influência de governos que os EUA consideram ameaçadores para a sua população. Sendo assim, aplicativos da Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, Rússia e Irã também podem ser proibidos.
App não preocupa somente congressistas extremistas
E diferente do senso comum, a preocupação com o vazamento de dados dos cidadãos e do governo norte-americano é pauta tanto para o Partido Republicano quanto para o Partido Democrata. Isso quer dizer que o projeto de lei conta com assinaturas que vieram de ambos os lados.
Este senso de alerta em relação ao uso do aplicativo pode ter sido iniciado em novembro do último ano, quando o diretor do FBI, Christopher Wray, fez uma visita ao congresso norte-americano. Durante a sua reunião com os congressistas, Wray informou a possibilidade de o governo chinês ter acesso à base de dados de usuários dos apps.
O diretor do FBI também afirmou que a China poderia estar utilizando o TikTok “para controlar a coleta de dados de milhões de usuários ou controlar o algoritmo de recomendação, que pode ser usado para operações de influência”.
O que diz a defesa?
Em nota, a executiva do TikTok, Vanessa Pappas, declarou ao Congresso que a plataforma caminha em direção a um acordo com o governo dos Estados Unidos. De acordo com ela, o intuito é de atender plenamente aos interesses da segurança nacional do país. Em geral, a preocupação dos americanos se dá devido a uma atual lei vigente na China.
Com ela, a empresa dona da rede social, ByteDance, é obrigada a disponibilizar ao Partido Comunista Chinês todos os dados coletados por meio de sua plataforma.
TikTok não será o primeiro aplicativo a ser proibido
Mesmo com a grande repercussão sobre a possível proibição do TikTok em solo americano, essa não será a primeira situação em que o governo de um país determina a proibição do uso de uma plataforma. Como exemplo, temos o banimento da plataforma Vimeo, Reddit e Imgur na Indonésia.
Na ocasião, o governo afirmou que as plataformas permitiam o compartilhamento de conteúdo negativo ou pornográfico. A medida, inclusive, ainda está em vigor. Além deste, outros casos envolveram uma plataforma bem conhecida pelos brasileiros: o Uber.
Países como a Itália, Colômbia e parte da Ásia e Oriente Médio proibiram a utilização do Uber em seus territórios. “Por quê?”, você deve se perguntar. Bem, a proibição ocorreu devido ao aplicativo de transporte manter um modelo de negócio que não é compatível com as leis dos países em questão.