scorecardresearch ghost pixel



Adora espaço? Então nem passe perto da cidade mais estreita do mundo

A organização urbana de cada país segue padrões diferentes, levando a uma variedade de estruturas, dos centros mais planejados até os subúrbios.



O crescimento das cidades na China foi acelerado com a recente abertura econômica, mas o país concentra algumas concentrações antigas. Parte dos bairros refletem o adensamento populacional, onde várias famílias ocupam um mesmo prédio e espaços cada vez mais apertados. A cidade de Yanjin é um exemplo de organização urbana estreita, marcada pelo isolamento. 

Veja também: Berço da grosseria! Top 8 cidades com mais gente mal educada no Brasil

Yanjin: a cidade mais estreita do mundo 

Localizada na Província de Yunnan, Yanjin cresceu rapidamente e apesar do esforço em organizar os recursos, as minorias étnicas vem enfrentando algumas dificuldades. Ao longo do tempo, a pobreza diminuiu, mas a partir das imagens aéreas é possível imaginar a vida dos 450 mil habitantes dispersos em prédios que ocupam uma área total de apenas 1,416 km².

Yanjin, China (Foto: WJXzyp123/Shutterstock)

Sobrevivendo aos alagamentos do Rio Nanxi 

No meio da cidade passa o Rio Nanxi e as casas localizadas na ribanceira foram adaptadas para sobreviver às enchentes. Nos períodos chuvosos, a água sobe e atinge parte das residências, protegidas por vigas de madeira. Uma ponte garante a passagem de pedestres e até veículos pequenos, mas o acesso às grandes cidades leva algumas horas. 

As principais dificuldades da população local 

Conforme mencionado, a mobilidade das pessoas é reduzida pela ausência de calçadas e ruas asfaltadas. Essa realidade leva a dificuldade de encontrar emprego, ainda que o governo monitore a região. Portanto, o que os chineses não conseguem adquirir facilmente, produzem por conta própria, movimentando a economia da cidade, que parece se adaptar aos desafios. 

É possível visitar a cidade de Yanjin? 

Alguns turistas podem visitar Yanjin, mas a cidade mais estreita do mundo não é necessariamente um ponto turístico reconhecido. Mesmo que você tenha dinheiro, a dificuldade de se mover torna-se um problema. Ainda sim, cada vez mais as pessoas desejam olhar com os próprios olhos as peculiaridades dessa parte da província que nos vídeos parece uma montagem.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário