Você já deve ter ouvido que os alimentos devem ser lavados antes de comer (pelo menos alguns). O motivo seria eliminar ameaças que algumas comidas podem apresentar. No entanto, existem alimentos que não devem ser lavados antes de serem ingeridos.
Veja também: Descubra os 7 melhores alimentos que ajudam a emagrecer e derretem a gordura corporal
Aqui, não estamos apenas nos referindo aos mais óbvios de todos. Afinal de contas, não são apenas os agrotóxicos que podem prejudicar a sua saúde. Existem alimentos que contém bactérias, vírus, parasitas e outras substâncias prejudiciais.
Por que você não deve lavar alguns alimentos antes de comê-los?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apontam que existem mais de 200 doenças causadas pela contaminação dos alimentos. O mais impressionante é que os órgãos apontam que essas doenças podem ser diarreia ou até câncer.
No entanto, em resposta ao que foi levantado pela OMS e pela OPAS, a Organização de Consumidores e Usuários (OCU) elaborou uma lista de 5 alimentos que você não deve lavar antes de comê-los.
5 alimentos que não devem ser lavados antes de serem comidos:
1 – Ovo – Apesar de os ovos recém-adquiridos em lojas comerciais poderem trazer uma camada visível de sujeira, devido aos processos de armazenamento antes da venda, a OCU garante que não é aconselhável enxaguá-los.
2 – Cogumelos – Depois de serem trazidos do mercado, os cogumelos geralmente ficam visivelmente cobertos por uma camada de terra. No entanto, submetê-los à lavagem pode prejudicar o preparo, o sabor e o aroma, segundo a OCU. Por isso, utilize um pano para limpar esses alimentos.
3 – Frango – Além da OCU , a Food Standards Agency (FSA) do Reino Unido alerta sobre o perigo de lavar o frango antes de cozinhá-lo. Segundo seu estudo, colocar essa carne na torneira aumenta o risco de propagação da bactéria campylobacter, que pode causar diarreia e dor abdominal.
4 – Carnes – Tanto o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos quanto a OCU recomendam não lavar os bifes bovinos e suínos antes de comê-los, pois além de perder seus nutrientes, aumenta a probabilidade de contaminação cruzada.
5 – Legumes ensacados – A OCU recomenda confiar na higiene dos comerciantes de alface, espinafre, acelga e salada ensacada; pois garante que o processo de desinfecção antes da venda seja suficiente para um consumo seguro.