Atenção brasileiros! Mais de 1,8 mil cidades devem sofrer com chuvas intensas e tempestades nesta terça-feira (14). De acordo com a previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as pancadas de chuva e os temporais devem afetar diversas cidades de todas as regiões brasileiras.
Leia mais: Carnaval debaixo de chuva? Confira a previsão do tempo inicial de fevereiro.
Assim, uma alerta de “Perigo” devido a intensidade das chuvas foi emitida para os seguintes estados: Amazonas, Maranhão, Amapá, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Com o risco de chuvas intensas, a população deve se atentar em relação aos potenciais riscos que surgem durante as precipitações. Com isso, é preciso ficar em alerta para os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Tempestades em mais de mil cidades
De acordo com o alerta emitido pelo Inmet, 1.052 cidades contarão com chuvas de volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, haverá também a presença de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/dia e queda de granizo.
Veja algumas das cidades que serão afetadas pelas tempestades:
- Araçatuba;
- Piracicaba;
- Marília;
- Bauru;
- Assis;
- Araraquara;
- Itapetininga;
- Campinas;
- São José do Rio Preto;
- Presidente Prudente.
Chuvas intensas e pancadas isoladas
Ao contrário das tempestades, outras regiões terão chuvas intensas, com pancadas isoladas durante o dia. Assim, as estimativas de índices pluviométricos são de 30 a 60 mm/h, ou 50 a 100 mm/dia. Previsão também de ventos fortes, entre 60 e 100 km/h.
Sendo assim, algumas das áreas que serão afetadas pelas chuvas intensas são:
- Centro Amazonense;
- Leste Maranhense;
- Sul do Amapá;
- Oeste Maranhense;
- Metropolitana de Belém;
- Nordeste Paraense.
Por fim, o Inmet também disponibiliza a lista completa dos municípios que serão atingidos pelos fenômenos climáticos. Para conferir se sua cidade está na lista, basta acessar o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).