Bico fechado: 5 perguntas proibidas durante uma entrevista de emprego

Além da postura, é necessário evitar o uso de certas perguntas durante o processo seletivo. Fuja delas para aumentar a chance de contratação.



Por mais que a entrevista para concorrer a uma vaga seja marcada por nervosismo, as suas chances de passar aumentam quando há empenho. Portanto, quando você se prepara pensando nas melhores palavras no intuito de expressar seu interesse, isso desperta a atenção do avaliador. Dessa maneira, antes de identificar as perguntas que devem ser respondidas e as dinâmicas mais frequentes, observe o que não deve ser dito na reunião. 

Veja também: Vai fazer uma entrevista de emprego? É bom ter cuidado com o ‘teste do café’

1. Perguntar sobre a principal atividade da empresa 

Se você deseja ser aprovado, o mínimo que se espera é uma breve pesquisa do setor de atuação e história da empresa. Sentar em frente ao recrutador sem saber nenhuma informação, só revela falta de interesse. Sendo assim, não esqueça de demonstrar saber qual a verdadeira missão da corporação, mostrando-se disposto a aprimorar seus conhecimentos no local. 

2. Inventar habilidades e mentir sobre o histórico de experiências 

Todas as organizações buscam recrutar profissionais competentes, mas ficar alguns minutos mencionando apenas pontos positivos, só expressa arrogância. Querer aparecer ou mentir o histórico de experiências não é nada adequado, então não tente parecer quem você não é de verdade. Seja sincero e apresente informações verdadeiras ao mencionar suas vivências. 

3. Falar mal da empresa antiga e de seus funcionários 

Não é nada agradável dedicar o tempo que você tem na entrevista para ficar criticando pontos negativos da empresa anterior. Mesmo que seja concorrente e o seu objetivo seja realizar comparações, ressaltando as vantagens do novo quadro apresentado. Concentre-se em tratar apenas de assuntos relevantes e que agregam na sua apresentação pessoal. 

4. Afirmar que é a melhor pessoa para ocupar o cargo 

A prepotência só afasta os candidatos do posto que desejam alcançar, já que a humildade é uma característica importante em qualquer profissão. Garantir que você é a melhor opção, independente do desempenho dos demais, causa má impressão. Foque nas suas escolhas e conforme mencionado acima, ficar comparando vantagens e desvantagens não leva a nada. 

5. Questionar antecipadamente o salário, os benefícios e outras condições

Caso as dúvidas sobre salário, benefícios e outras condições sejam realizadas com muita antecedência, poderão revelar um comportamento ansioso. Não se antecipe ao interesse do recrutador em te conhecer melhor, deixando para conversar melhor no final acerca desses aspectos no final, após dedicar suas respostas às orientações do próprio recrutador. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário