Em novembro de 2021, o governo Bolsonaro aprovou a criação do Auxílio Gás, programa cujo objetivo é distribuir recursos em dinheiro para compra do gás de cozinha. Assim como o Bolsa Família e outras ações sociais, ele é voltado para as famílias de baixa renda que vivem no Brasil.
Leia mais: Nubank anuncia novidade internacional e anima clientes
Quando foi lançado, o benefício consistia em pagamentos bimestrais equivalentes a 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. A apuração dos valores é feita para Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em milhares de distribuidoras de todo o país.
No ano passado, pouco antes das eleições, o governo aumentou o vale-gás para 100% do preço médio do botijão. Assim, o valor da parcela paga aos beneficiários chegou a R$ 112 em dezembro.
A medida provisória que permitiu o aumento chegaria ao fim no ano passado, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu prorrogar sua vigência para 2023. Dessa forma, as próximas rodadas do Auxílio Gás até o fim do ano também serão correspondentes ao preço médio integral do botijão.
Calendário do benefício
O novo calendário de pagamento do benefício começou no último dia 13 e deve contemplar cerca de 5,98 milhões de famílias até o próximo dia 28. Os depósitos ocorrem em conjunto com o Bolsa Família e passam por uma pausa durante o Carnaval.
A liberação é feita de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, na ordem do 1 ao 0. Confira todas as datas de pagamento do Auxílio Gás em fevereiro:
- NIS final 1: dia 13 de fevereiro;
- NIS final 2: dia 14 de fevereiro;
- NIS final 3: dia 15 de fevereiro;
- NIS final 4: dia 16 de fevereiro;
- NIS final 5: dia 17 de fevereiro;
- NIS final 6: dia 22 de fevereiro;
- NIS final 7: dia 23 de fevereiro;
- NIS final 8: dia 24 de fevereiro;
- NIS final 9: dia 27 de fevereiro;
- NIS final 0: dia 28 de fevereiro.
Consulta e saque
Para obter informações como disponibilidade, valor e data de depósito da parcela, o cidadão deve consultar um dos seguintes canais: aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem ou telefone 111 (Caixa). O prazo para sacar o vale-gás é de até 120 dias, contados a partir da data de depósito do benefício.