O começo da semana será marcado por muita chuva em todo o país. Após um breve período de estiagem, voltará a chover na Campanha Gaúcha, em Uruguaiana e na maior parte do norte paranaense. No entanto, as chuvas na Região Sul irão acontecer de forma isolada, sem grandes volumes, com temperatura elevada e tempo firme nas demais regiões.
Leia mais: Ministro pode manter saque-aniversário do FGTS, mas com mudanças.
Em contrapartida, o Centro-Oeste terá sua segunda-feira marcada com grandes acumulados em toda a região central do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso e no Leste de Goiás. Contudo, a previsão de fortes temporais é para toda a região ao longo do dia.
Já no Sudeste, o tempo permanece firme no Espírito Santo e em Minas Gerais. Entretanto, a outra metade da região, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, terá a presença de altos acumulados. Há chances de temporais e ventanias no norte paulista e também no Triângulo Mineiro.
E nas praias do Nordeste?
Ao contrário do desejado por muitos brasileiros, a previsão para as famosas praias do nordeste também é de chuvas para esta segunda feira. Os precipitados marcarão presença no litoral baiano, no Sergipe, Pernambuco e Alagoas. Na Bahia, as chuvas perdem sua intensidade e o tempo fica firme, assim como no interior o Piauí.
Para o litoral do Maranhão, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, pancadas fortes de chuva.
Por fim, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua causando fortes chuvas e temporais no Pará e no Amapá no início dessa semana. Além disso, o calor e a alta umidade também contribuem para a incidência de fortes pancadas, chuvas volumosas e trovoadas em Rondônia, Roraima, Acre e também no Amazonas.