Após dar uma trégua para o estado gaúcho, a chuva voltará no Rio Grande do Sul. De acordo com a previsão do Climatempo, haverá a formação de cavados meteorológicos. Mesmo assim, elas serão rápidas e passageiras, porém com risco de temporais pontuais ao longo do dia em alguns pontos do estado.
Leia mais: Bom ou ruim? Conta de luz em fevereiro vai surpreender os brasileiros.
A frente fria que vem atuando sobre o país durante a semana permanecerá afastada do litoral brasileiro. Contudo, a presença dos cavados irá favorecer para a queda de chuvas no sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, no estado de São Paulo e também em Mato Grosso do Sul.
Em contrapartida, o calor e a alta umidade irão provocar chuvas rápidas no Centro-Oeste. Já para a faixa que vai do Amapá até o Ceará, está previsto alerta máximo de fortes temporais, trovoadas, volumes altos e transtornos devido a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Tempo aberto no Espírito Sando e também para a área que vai do norte de Minas Gerais até o sertão pernambucano.
As chuvas permanecerão durante fevereiro?
Segundo a previsão da Climatempo para o segundo mês do ano, é esperado que as temperaturas fiquem acima da média em todo o país, mesmo com a presença das chuvas. Ademais, em relação à incidência das chuvas, a quantidade de precipitados ficará abaixo da média na Fronteira Oeste Gaúcha, que já vem enfrentando um período de estiagem.
Além disso, pouca chuva também do Tocantins ao sul de Roraima. No entanto, a previsão indica que a chuva deverá ficar um pouco acima do esperado nas seguintes áreas do Brasil:
- Litoral gaúcho;
- Oeste catarinense;
- Grande parte do Paraná;
- Boa parte de São Paulo;
- Minas Gerais;
- Centro-norte do Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- Bahia;
- Faixa norte do Pará;
- Acre;
- Rondônia.