scorecardresearch ghost pixel



Carro sem motorista e por controle remoto é lançado: conheça o ‘Teledriving’

O motorista pode ficar no conforto da sua casa, pilotando o carro por meio de câmeras, volante e pedais de mentira. Confira como funciona o carro sem motorista.



Embora ainda soe como algo fora da realidade, a verdade é que o carro sem motorista não se trata de um assunto novo. Contudo, essa dinâmica se tornou real na Europa, onde um carro consegue ser pilotado à distância usando tecnologia de direção autônoma avançada.

Veja também: Alerta! Nova peça de carro vira alvo de bandidos e passa a valer igual ouro

A invenção é de uma startup alemã que resolveu fazer um avanço importante na linha dos carros autônomos. A empresa é a primeira a deixar um carro sem motorista andar pelas ruas europeias. Contudo, havia um motorista, que estava a uma grande distância do local.

Carro sem motorista e por “controle remoto”?

O nome da startup que desenvolveu o carro sem motorista é a Vay e a tecnologia foi batizada de “Teledriving”. Em uma comparação bem simples, é como se o carro se tornasse um brinquedo de controle remoto, podendo ser guiado a quilômetros de distância.

A operação é idêntica a de um jogo de computador, podendo utilizar volante, pedais e vendo tudo acontecer através das telas, por meio de câmeras que estão no veículo.

Os testes foram realizados pelas ruas de Humburgo. O automóvel rodou por um caminho pré-estabelecido e contou com autorização do poder público local para fazer isso.

Serviço para ser oferecido

Através da tecnologia, que utiliza carro elétrico, a empresa pretende oferecer um serviço de porta a porta. Ela está em busca de empresas interessadas na tecnologia. Assim, seria possível levar o carro até o destino acionado e o cliente entraria no carro sem motorista e assumiria o volante até seu destino final.

Além disso, a empresa também pensa em oferecer serviço de táxi no carro sem motorista. Seria como andar em um carro autônomo, mas com alguém o guiando a distância. Contudo, o serviço ainda deve passar por regulamentação para que seja oferecido na Europa ou em qualquer outro continente do mundo.

Os carros utilizados pela startup utilizam apenas energia elétrica, limpa e renovável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário