Chuvas fortes fazem INSS antecipar pagamentos de benefícios; veja onde

Os moradores das cidades afetadas pelas chuvas já podem pedir antecipação do pagamento de benefícios distribuídos pelo INSS.



O Ministério do Trabalho e Previdência anunciou que irá antecipar o pagamento de benefícios do INSS para os moradores de Bertioga, São Sebastião, Guarujá, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba. As cidades foram fortemente atingidas pelas chuvas nos últimos dias, fato que causou deslizamento de terra em diversos pontos e gerou morte e desaparecimento de moradores.

Leia mais: Famílias atingidas pelas chuvas de SP já podem sacar o Bolsa Família

De acordo com informações da pasta, o valor liberado será correspondente a um mês de benefício, estando disponível a partir do dia 27 de março. Assim, a ajuda extra será destinada para quem recebe aposentadoria, benefício assistencial ou pensão pelo INSS. Contudo, benefícios temporários não farão parte dessa ação.

“Inicialmente, cerca de 100 mil pessoas poderão optar pelo adiantamento do benefício. O valor total liberado pelo INSS será de aproximadamente R$ 220 milhões. É importante que o segurado que deseja a antecipação manifeste seu interesse antecipadamente no banco em que recebe seu benefício. O prazo para optar pelo adiantamento vai de 17/03 a 20/03”, informou o Ministério da Previdência.

Como irá funcionar o auxílio extra do INSS?

Com a ação, a pasta pretende auxiliar 12 mil pessoas que estão em situação de risco nos municípios paulistanos. Assim, o benefício extra será depositado na conta que a pessoa recebe seu benefício, porém bloqueado.

Dessa forma, o segurado poderá escolher de qual modo irá utilizar esse recurso, devendo formalizar sua opção no próprio banco. Contudo, essa opção se dará somente uma vez, enquanto perdurar o estado de calamidade. As quantias serão depositadas no dia 27 de março.

“É bom lembrar que esse valor extra será descontado, posteriormente do valor normal do benefício, a partir do terceiro mês da opção, em 36 parcelas, sem qualquer acréscimo”, acrescenta o Ministério.

Por fim, os segurados que não conseguirem atendimento devido as chuvas, terão o atendimento presencial remarcado, sem afetar na data de entrada do pedido do benefício. Por fim, as novas datas de atendimento podem ser acessadas pelo Meu INSS ou também pelo telefone 135.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário