Chuvas intensas seguirão no litoral paulista; Defesa Civil emite alerta

Por conta do solo encharcado com as tempestades do final de semana, a informação de que as chuvas intensas seguirão deixou as autoridades em alerta. 



Mais chuva deve atingir o litoral norte de São Paulo nesta quarta-feira de Cinzas (22). Os volumes previstos até o início da quinta-feira são menores que os 600 mm do final de semana, mas ainda assim as chuvas intensas seguirão, o que fez a Defesa Civil emitir alerta.

Leia também: Verão 2023: o que esperar do La Ninã e seus efeitos na chuva

Em São Sebastião, o Governo do Estado prevê 30 milímetros de precipitações. O município foi o mais atingido pelas chuvas na região e registrou 47 mortes até quarta-feira de manhã. Enquanto isso, Ubatuba, Ilhabela e Caraguatatuba devem registrar até 25 mm.

De acordo com a defesa civil, as áreas em que a população deve ter mais atenção incluem a Baixada Santista, o Litoral Norte e o Vale do Paraíba. “As áreas já afetadas com as chuvas dos últimos dias correm o risco de novos temporais”, afirmou Luana Gonçalves, coordenadora de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil.

Chuvas intensas seguirão e Defesa Civil emite novo alerta

Segundo a Defesa Civil, além dos municípios citados, a maior projeção de chuvas é no município do Guarujá, com 40 mm. Em Bertioga, a previsão é de 35 mm.

Além das novas chuvas, o alerta chama a atenção para o risco de deslizamentos, já que o solo encharcado deixou áreas instáveis e a situação pode piorar com as novas chuvas, mesmo em menor intensidade que as do final de semana.

Até o momento, 48 mortes foram confirmadas pelo Governo do Estado de São Paulo e 26 corpos foram identificados. Há cerca de 1.730 desalojados e 766 desabrigados na região.

“Algum talude, que por um pequeno volume de água pode ceder e causar algum grau de abatimento”, afirmou o coordenador de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, Coronel Hengel, em vídeo publicado nas redes sociais.

Clique aqui para conferir as recomendações da Defesa Civil em caso de fortes chuvas na sua região.




Voltar ao topo

Deixe um comentário