scorecardresearch ghost pixel



CNH em risco: nova multa de R$ 195 está tirando o sono dos motoristas

O Contran estabeleceu novas multas para algumas situações inusitadas. Uma delas envolve a polêmica película escura nos vidros. Saiba mais!



Todos os motoristas, novos ou não, precisam ficar de olho nas novas regras que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu. Algumas mudanças incluem novas infrações e atualizações que afetam todas as pessoas que tenham CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de poder gerar multas.

Veja também: Antes de calibrar os pneus do carro, é bom conferir ESTA dica para não fazer errado

A partir de agora, as pessoas que utilizam película nos vidros do carro devem redobrar a atenção. O tradicional insulfilm já tinha algumas regras polêmicas, mas agora se tornou ainda mais problemático e pode gerar novas multas.

Novas multas na CNH em 2023: película escura com bolhas

A principal mudança nas regras referentes às multas de trânsito que devemos destacar é a que proíbe rodar com o carro apresentando bolhas de ar na película escura. Se antes, o mal estado da película chamava a atenção da fiscalização, agora o nível de tolerância é zero.

Isso quer dizer que se houver bolhas de ar na película, os motoristas receberão multas – terão que arcar financeiramente e terão pontos descontados na CNH.

Tolerância zero para as bolhas

Essa proibição afeta todo o carro, ou seja, os vidros laterais, frontais e traseiros do automóvel. Isso porque essas bolhas prejudicam imensamente a visão dos motoristas e podem resultar em maior chance de acidentes.

A formação delas pode ocorrer por vários motivos; dentre eles:

  • Má instalação da película: se o filme adesivo for mal colocado, ele pode deixar pequenos espaços de ar, os quais tendem a aumentar e se espalhar com o passar do tempo.
  • Variação de temperatura: a variação da temperatura pode esticar e comprimir a película. Isso cria bolsas de ar, as quais vão aumentando com o tempo.
  • Prazo de validade: embora não pareça, depois de muitos anos, a película se enfraquece e tende a apresentar bolhas.

O que fazer?

Neste caso não há muito o que possa ser feito. A pessoa deve remover a película existente e substituí-la por outra.

O problema pode ser resolvido apenas pela troca e renovação do material. Quem não cumprir com as novas regras a respeito do insulfilm estará cometendo infração grave. O valor da multa é de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário